Performancing Metrics

Nematoides entomopatogênicos: aprenda sobre eles

NEMATOIDES ENTOMOPATOGÊNICOS (NEPs)

nematoides ditos entomopatogênicos, úteis e eficazes no controle de certos tipos de insetos tidos como “pragas”. Conhecidos no Brasil como NEPs (ou EPNs, em inglês) estão filiados a dois gêneros: Heterorhabditis e Steinernema. Em ambos os casos, associam-se a bactérias (Photorhabdus e Xenorhabdus, respectivamente), as quais são altamente patogênicas a certos grupos de insetos.

Na verdade, ocorre que os nematoides apenas carregam as bactérias e, após penetrarem no corpo do inseto-alvo, liberam-nas na corrente hemolinfática (= “sanguínea) deste; as bactérias, então, matam o inseto em 24 a 48 horas, resultando no interior do cadáver um meio que lembra uma “sopa”, rico em bactérias e em resíduos dos órgãos internos do inseto,  totalmente desorganizados. É desse meio nutritivo que os nematoides se alimentam e que lhes propicia completar o ciclo de vida e multiplicar-se intensamente. No geral, após duas gerações (cerca de 7 a 10 dias), os nematoides, em um estágio juvenil especial, abandonam o corpo do inseto morto, já entrando em putrefação a esta altura, e voltam ao solo. Cada exemplar juvenil já carrega consigo uma certa quantidade da bactéria e ao encontrar outro inseto adequado, tudo vai se repetir.      

No mundo [inclusive no Brasil, embora ainda de modo restrito], há empresas que comercializam produtos à base de NEPs para o controle de pragas de jardins, de hortas, de estufas, de gramados em geral e até de campos de golfe. A existência de alto número de marcas registradas de tais produtos se deve ao fato de que as espécies de Steinernema e Heterorhabditis podem apresentar maior ou menor eficiência conforme a ordem de insetos considerada. Assim, há NEPs indicados ao controle de moscas (Diptera), de besouros (Coleoptera), de lagartas (Lepidoptera), de grilos, gafanhotos e paquinhas (Orthoptera), de cupins (Isoptera) e assim por diante.

Clique nos links abaixo para conhecer mais sobre os NEPs disponíveis para emprego no controle biológico de insetos-praga e algumas de suas empresas produtoras.

Catálogo de bioprodutos e empresas           Arbico Organics            BASF-Home & Garden

Homepage SBN

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Uma Resposta
  1. Jonathas Santos disse:

    Eu gostaria de saber, se os nematoides entomopatogênicos já foram utilizados para dizimar o Aedes Aegypti, se sim, os resultados foram bons? Se não, seriam eles uma ” salvação ” para a sociedade? Ou eles podem ser usado apenas e restritamente para insetos e pragas que se reproduzem nas áreas rurais?

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*