Performancing Metrics

Ferrugem e nematoides: os maiores inimigos da soja

Nematoides e ferrugem asiática são os maiores
causadores de perdas para a soja

A ferrugem asiática e três tipos de nematoides (de lesões radiculares, de cisto e de galhas) disputam o primeiro lugar no ranking das doenças que causam as maiores perdas à soja. Os prejuízos vão desde a queda de produtividade por causa da doença, até os gastos com controle químico para tratar o agente causador. Segundo o Dr. José Tadashi Yorinari, consultor técnico da Aprosoja-Mato Grosso, tanto a ferrugem quanto os nematoides causam significativos prejuízos financeiros. “A diferença é que com a ferrugem os gastos maiores são com o controle químico; já os nematoides ainda são um desafio, especialmente o Pratylenchus brachyurus, para o qual ainda não há variedade de soja resistente”, explica.

Nos Estados Unidos, a incidência dos nematoides provoca perdas anuais de US$ 500 milhões. No Brasil, esse prejuízo não foi contabilizado, porém pesquisadores da Embrapa Soja estimam que a produtividade da soja poderia ser 8% a 10% maior se não fossem os nematoides de lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), de cisto (Heterodera glycines) e de galhas (Meloidogyne spp). Ou seja, só na safra 2010/2011, Mato Grosso teria deixado de produzir quase dois milhões de toneladas de soja por causa desses nematoides. Tadashi explica que os nematoides são um problema enfrentado por todos os estados brasileiros. “O maior desafio é que eles ficam no solo, então não temos como visualizá-los para combatê-los; no geral, as práticas de manejo são para manter baixas as suas populações nas lavouras”, completa.

Quanto à ferrugem, hoje já não assusta tanto, mas tem os custos com fungicidas e mão de obra da pulverização, pois o controle é 95% químico. “Não significa que deixamos de nos preocupar com a ferrugem, mas estamos com a doença controlada porque tomamos as medidas necessárias”, avalia Nery Ribas, gerente técnico da Aprosoja.

[Site Acrissul / 3 out. 2011]                                                                      Homepage SBN

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*