Performancing Metrics

Piauí agora tem laboratório para identificação de nematoides

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Syngenta, implantou no campus da instituição o primeiro Laboratório de Diagnose de Plantas da região Mapitopaba (Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará e Bahia). Antes, as análises eram enviadas para outros Estados, como Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo. Pelo acordo, a UFPI irá mapear a ocorrência de nematoides na parte sudeste do Estado, identificando as espécies existentes. Os nematoides são organismos microscópicos que se hospedam nas raízes das plantas e espoliam seus nutrientes, prejudicando  o crescimento, favorecendo o ataque de doenças e diminuindo a produtividade das culturas.
 
Para o professor Dr. Francisco de Alcântara Neto, coordenador do Grupo de Pesquisa em Produção Vegetal da UFPI, a nova instalação trará uma série de benefícios para todos. ‘Os alunos de graduação e mestrado vão ter contato direto com os produtores em aulas práticas e projetos de iniciação científica. Os produtores, por sua vez, não vão precisar esperar até vinte dias para ter os resultados das análises, que agora serão feitas em dois ou três dias’, afirma.

A Syngenta doou parte dos equipamentos e reagentes necessários para a realização das análises e também vai dar treinamento sobre a coleta das amostras nematológicas para técnicos, engenheiros agrônomos, estudantes e produtores rurais.

(Fonte: Defesa Vegetal News)

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*