Performancing Metrics

Nematoides em feijão: perdas de 10% podem chegar a 50%

               

Quando o assunto é o ataque de nematoides na cultura do feijão, os prejuízos médios  de 10% podem chegar a 50%. Segundo a pesquisadora Andressa Machado, da área de Nematologia do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), atualmente, as principais espécies de nematoides que atacam o feijoeiro são Pratylenchus brachyurus e os nematoides de galhas Meloidogyne incognita e Meloidogyne javanica. Mas, outras espécies podem atacar como Meloidogyne paranaensis, Meloidogyne enterolobii e o nematóide de cisto de soja, Heterodera glycines.

Na parte aérea das plantas, não é possível observar sintomas bem específicos, porém, no geral, elas ficam com tamanho reduzido e amarelecidas. Esses sintomas aparecem em reboleiras e nem sempre é fácil identificá-las – afirma a pesquisadora. “As espécies de Meloidogyne causam engrossamentos atípicos nas raízes, as galhas, parecidas até com os nódulos, mas que não se destacam facilmente. O Pratylenchus, outra espécie importante, causa lesões escurecidas em todo o volume do sistema radicular. Esses nematóides afetam a produção, em média, em 10%, todavia, em áreas bem infestadas, a queda de produtividade pode passar de 50%” – continua.

Se o assunto é prevenção, segundo Andressa, o melhor é evitar a disseminação do problema para áreas onde ele ainda não exista. Ela diz que o nematoide é disseminado, principalmente, através de maquinário agrícola. Por isso, é importante que o produtor tenha o cuidado de lavar o maquinário antes de mudar os tratos culturais de uma área para outra. Além disso, os nematoides podem ser dispersos pela poeira levantada pelo maquinário e por enxurradas – explica.

Para Andressa, o controle ideal seria o uso de cultivares resistentes, mas, para a cultura do feijão, existe um lapso de informações a respeito do assunto e, por isso, o Iapar está iniciando estudos para testar cultivares atuais e buscar definir as mais resistentes. Na ausência de cultivares resistentes, o principal método de controle é a rotação de culturas, utilizando plantas que não são hospedeiras de nematoides, como certas espécies de crotalárias e milheto, entre outras. Existem alguns trabalhos iniciais indicando o tratamento de sementes como boa forma de controle de nematoides em feijoeiro. No entanto, esses produtos ainda não estão registrados – acrescenta.

Para maiores informações, contatar o Iapar pelo número (75) 3312 -8048. (fonte: Portal do Agronegócio, novembro de 2011 /site MidiaNews)

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
2 Respostas
  1. Fábio Junior Telaxka disse:

    oi, meu nome é fábio, sou estudante de agronomia da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), gostei muito das informações contidas acima. No entanto, tenho um trabalho sobre nematoides pragas de culturas com importância agronômica e estou com dificuldade em achar material que responda as seguintes questões..
    2. Descrição morfológica das diferentes fases de desenvolvimento da praga
    3. Biologia da praga (período de duração de cada fase de desenvolvimento da praga, local de desenvolvimento de cada fase da praga, fecundidade, longevidade).
    4. Culturas que atacam
    5. Período de ocorrência (período do ano e em qual a fase de desenvolvimento da planta que a praga ocorre).
    6. Descrição do dano que a praga causa (descrição de como a praga causa o dano na planta, local da planta em que ocorre o ataque, sintomatologia apresentada pela planta atacada).
    7. Condições favoráveis para ocorrência da praga (temperatura, umidade, tipo de solo para pragas de solo, etc.).
    Gostaria que me ajudassem, caso se vcs tem algum material em pdf, algo assim, fico muito agradecido.
    tenham um bom dia!!

    • admin disse:

      Fábio

      No site da Sociedade Brasileira de Nematologia – http://nematologia.com.br – vc. poderá encontrar muitas dessas informações nas abas “Mini-Aulas” e “Clique e aprenda”, principalmente nas mini-aulas. Navegue pelo site e irá encontrar tais materiais disponíveis para consulta direta ou, em vários casos, até para download. Há tb. livros em português sobre nematoides de plantas, porém mais especializados em certos tópicos (controle e manejo), o que poderá lhe dificultar o encontro das informações básicas que vc. parece estar buscando. Boa sorte. LCFerraz

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*