Performancing Metrics

Os bons frutos da escola nematológica de Portugal

A excelência da escola portuguesa na especialidade de Nematologia de Plantas vai sendo comprovada com o passar dos anos e bons frutos, na forma de novos recursos humanos de qualidade, já são colhidos como resultado de sua laboriosa atividade. Sob a importante liderança inicial de Maria Susana N. Almeida Santos (Univ. de Coimbra), os dedicados esforços e as competências dos colegas Isabel M. O. Abrantes (Univ. de Coimbra), Manuel G. M. Mota (Univ. de Évora), Maria Teresa S. C. M. Almeida (Univ. do Minho/Braga) e Isabel M. Duarte (ESACoimbra), entre outros, possibilitaram a Portugal assumir posição de respeito e merecida relevância no âmbito da Nematologia, em especial nas duas últimas décadas.

Além do rico acervo de publicações que produziram e publicaram, dos vários eventos científicos que organizaram e das muitas ações que realizaram em prol da solução de problemas fitonematológicos de interesse mundial, esse atuante grupo não descuidou da formação de novos valores, orientando promissores pós-graduandos conterrâneos em trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado. Sem dúvida, tais jovens recursos humanos, bem qualificados, incluem-se entre os mais importantes frutos que a árvore por eles representada pode produzir.    

Tal afigura-se o caso de Paulo C. Vieira (foto), orientado pela Dra. Janice de Almeida Engler (INRA/França) e co-orientado pelo Prof. Dr. Manuel Mota (Universidade de Évora/Portugal) em seu doutorado, que foi premiado este ano, durante o 50º Congresso Anual da Society of Nematologists (Corvallis/ Oregon/EUA), com o Webster Outstanding Student Award por seu trabalho sobre a interação Meloidogyne sp. x Arabidopsis thaliana conduzido no INRA. O prêmio em questão é concedido pela Nathan A. Cobb Foundation ao estudante de pós-graduação cujo trabalho foi considerado o melhor entre os submetidos ao congresso.  A expectativa é de que, como este bom exemplo, possam outros surgir, para que a Nematologia de Portugal continue, como hoje, produtiva e bem conceituada também em anos vindouros.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*