Performancing Metrics

Sobre as safras de trigo, café e algodão em 2011.

TRIGO: Os produtores gaúchos colheram 2,416 milhões de toneladas de trigo em 2011, a maior safra já registrada no estado. Com isso o Rio Grande do Sul torna-se o maior produtor do cereal do Brasil, superando o Paraná. De acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar, além da produção, a produtividade também foi recorde, com 2.746 quilos por hectare, 25,62% acima da estimativa inicial, calculada levando-se em conta os números dos últimos dez anos e a expectativa dos técnicos. A produção em 2011 é 13,30% superior a de 2010, então de 2,132 milhões de toneladas (Emater/RS).

CAFÉ: A produção de café na safra 2011 está estimada em 43,48 milhões de sacas beneficiadas. O quarto levantamento da produção nacional de café de 2011 da Conab aponta para uma estimativa 9,6% (4,61 milhões de sacas) menor que os 48,09 milhões da safra anterior em razão da baixa bienalidade. A safra estimada para 2011 é mais otimista do que a divulgada no levantamento anterior (setembro), tendo em vista o melhor rendimento do café colhido no final da safra em Minas Gerais, Bahia e Paraná. A melhora no desempenho da produção se deve principalmente às condições climáticas favoráveis na maioria das regiões, em resposta aos tratos culturais realizados pelos produtores em 2009, que refletiram na safra atual, e aos bons preços, que possibilitaram ao produtor investir. A produção ora estimada é a maior dos anos de baixa bienalidade (Ministério da Agricultura).

ALGODÃO: O cultivo de algodão na safra 2011/12 começou com a perspectiva de crescimento de área, apesar das cotações em declínio no mercado internacional. Alguns produtores vão ampliar o cultivo em até 20%. A aposta vem de produtores, a maior parte de grande porte, que venderam antecipadamente mais de metade de sua safra a US$ 1 por libra-peso ou acima disso. Apesar de os grandes produtores estarem com mais da metade da safra fixada a preços altos, na média do segmento, esse “hedge” está menor. Na média nacional, a área deve avançar 5%, segundo a Abrapa (Valor Econômico).

Categoria: Brazil  Tags: , , ,
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*