Performancing Metrics

Produtividade brasileira cresce acima da mundial

O Brasil está puxando o crescimento da produtividade agrícola mundial, segundo o estudo “Promovendo produtividade e competitividade na agricultura”, da OCDE. O país tem o melhor desempenho da América Latina e fica atrás apenas da China no histórico dos últimos 45 anos. O levantamento vai de 1961 a 2007, e mostra que a região nordeste da América Latina – basicamente o Brasil – mostrou queda da produtividade nas décadas de 1960 e 1970, mas liderou o aumento na década de 1980 e ficou em segundo nas décadas de 1990 e 2000, atrás da China e do Leste Europeu, respectivamente. O estudo considera a produtividade total dos fatores que, além da terra, inclui em seus cálculos o uso de recursos como mão de obra. Na média dos 45 anos, o Brasil atingiu uma média de 1,87% de aumento anual da produtividade. Apenas a China, com 2,03%, ficou acima. A média mundial foi de 0,99%. A maior parte dos países desenvolvidos apresenta taxas de produtividade decrescentes. A média histórica desses países é de crescimento de 1,48%, mas a média dos países desenvolvidos ficou em 0,86% na década de 2000.

Fonte: Sou Agro

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*