Performancing Metrics

Equipe luso-brasileira vai conduzir amplo estudo sobre o nematoide do anel vermelho no Brasil

Durante o trimestre maio-julho de 2012, o Dr. Manuel Mota, renomado nematologista da Universidade de Évora, Portugal, estará em período sabático na UENF, em Campos dos Goytacazes (RJ), atuando junto à equipe do Dr. Ricardo Moreira de Souza. Está previsto o desenvolvimento conjunto de projeto de pesquisa objetivando amplo estudo comparativo entre Bursaphelenchus cocophilus, espécie causadora da “Doença do Anel Vermelho”, problema fitossanitário quase centenário no Brasil, e B. xylophilus, agente da “Murcha dos Pinheiros”, terrível ameaça à indústria florestal já presente na Ásia, Europa e América do Norte, mas ainda não assinalado no Brasil.

A ideia é aproveitar a reconhecida experiência do Dr. Mota no trato com B. xylophilus em investigação que possa promover significativa ampliação do conhecimento hoje acumulado sobre B. cocophilus no Brasil. A participação de nematologistas brasileiros será essencial visando à coleta de isolados nacionais de B. cocophilus e também em outras fases do estudo. Nesse sentido, o Dr. Mota vem de elaborar documento chamado “Carta aos colegas brasileiros” (clique aqui e leia o PDF), no qual esclarece bem os objetivos do projeto e convida pesquisadores em geral interessados no tema a se integrarem à equipe. Confira!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*