Performancing Metrics

Novo tipo de fraude na publicação de trabalhos científicos

Revisor de si mesmo – novo tipo de fraude na publicação de artigos

Na sua edição de novembro de 2012, a revista Pesquisa Fapesp traz matéria sobre novo tipo de fraude detectada na submissão de artigos científicos a importantes periódicos  internacionais (Experimental Parasitology e outros) por pesquisadores/autores de diferentes países (como China e Coreia do Sul, entre vários outros). É a prática que ficou conhecida como “revisor de si mesmo”. Como se vê, a valorização excessiva da quantificação da produção científica na avaliação do mérito de pesquisadores para fins diversos, adotada como norma em inúmeros países e instituições, continua estimulando, lamentavelmente, muitos profissionais a recorrer a artifícios que burlam a ética e o bom senso para conseguirem continuar “competitivos”. O aumento expressivo observado nos últimos  dez anos no número de casos, dados à divulgação, de plágios, auto-plágios, resultados fabricados e fraude na submissão de trabalhos já evidencia, para vários especialistas no assunto, que um  nível insustentável de contaminação na área de publicações científicas  está prestes a ser atingido. Para ler a matéria, clique na imagem ao lado.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*