Performancing Metrics

SBN enlutada: faleceu o Dr. José Júlio da Ponte

A Sociedade Brasileira de Nematologia (SBN) tem o triste dever de divulgar o falecimento de seu ex-presidente, o Prof. Dr. José Júlio da Ponte, docente e pesquisador, por muitos anos, da Universidade Federal do Ceará. Entre outras ações como sócio e presidente da entidade, foi responsável pela organização do Congresso Brasileiro de Nematologia realizado em Fortaleza em 1982. Associando-nos à UFC nas homenagens prestadas ao colega recém-falecido, reproduzimos a nota expedida pelo Gabinete do Reitor da Instituição a respeito do triste acontecimento:

“Faleceu na tarde do dia 18 do corrente mês de fevereiro, aos 78 anos, o jjpoutprofessor emérito da Universidade Federal do Ceará José Júlio da Ponte Filho, vítima de parada cardíaca. O velório, a missa de corpo presente e o sepultamento tiveram lugar no Cemitério Parque da Paz, em Fortaleza, no dia 19, estendendo-se até às 16 horas.

Cientista e comendador, José Júlio da Ponte Filho graduou-se em 1958 como engenheiro agrônomo pela UFC. Defendeu dissertação de mestrado na Universidade de São Paulo (USP) 10 anos depois e, com a tese “Nematoides das galhas: espécies ocorrentes no Brasil e seus hospedeiros”, recebeu o título de livre-docente da UFC em 1978.

Teve papel essencial na fundação do Curso de Agronomia da Instituição, que deu origem à UFC, ao lado das faculdades de Direito, Odontologia e Farmácia. , Boa parte dos professores do Curso de Agronomia foram alunos de José Júlio, segundo o atual Reitor Jesualdo Pereira Farias. José Júlio da Ponte foi, ainda, presidente da Academia Cearense de Ciências, além de ter integrado a Academia de Ciências de Nova York. Em abril de 2007, foi admitido na Ordem Nacional do Mérito Científico por ter se destacado na pesquisa de alternativas naturais aos agrotóxicos, descobrindo que a manipueira, extrato líquido que sobra no processo de fabricação da farinha de mandioca, pode ser aplicada no combate a pragas e doenças nas plantações.”

Categoria: Brazil  Tags: , ,
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*