Performancing Metrics

GRÁTIS: manejo integrado de nematoides em bananeira

A problemática dos fitonematoides à bananicultura mundial é conhecida há décadas. Na mesma medida, as dificuldades para o controle de tais organismos, até quando se recorre a nematicidas. No maior encontro técnico organizado pelas multinacionais e associações de produtores de banana, o “World Banana Forum” de 2012, realizado em Guaiaquil (Equador), além dos tradicionais aspectos econômicos, algumas questões até então tidas como tabus foram finalmente encaradas, como se pode verificar no sumário/relatório final do evento (em inglês). Duas delas ressaltaram, indicando as necessidades de: i) redução no uso de defensivos (nematicidas, fungicidas de parte aérea e do inseticida clorpirifós), tidos como muito tóxicos; e ii) abandono da ideia de monocultura para o caso da bananeira, facilitando manejo integrado mais eficiente de pragas e doenças, nematoses inclusive.

ciradmanNo contexto dessas duas questões, a utilização de práticas como descanso da área por até um ano, cultivo associado de não hospedeiras de Radopholus similis, uso de genótipos de bananeira mais resistentes a fitonematoides e outras foi avaliada pelo CIRAD visando ao manejo integrado em áreas bem infestadas de diferentes países, com sucesso em vários casos. Um manual a respeito (em inglês) de tais técnicas, gratuito, objetivo e ilustrado, está disponível. Para obter o PDF, clique aqui ou sobre a imagem ao lado.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*