Performancing Metrics

Nematologista brasileiro em visita técnica à Rep. Dominicana

O Dr. Cláudio Marcelo G. de Oliveira, do Instituto Biológico/ Centro Experimental de Campinas (IB/SP), esteve na República Dominicana em visita técnica organizada pela Wolf Seeds do Brasil e Importadora Agrícola La Rinconada, objetivando  difundir às cminagautoridades do serviço fitossanitário do país os resultados de projeto sobre a presença e diagnose molecular de nematoides (gênero Aphelenchoides) em sementes de forrageiras, desenvolvido sob sua coordenação no âmbito da parceria científica ‘Instituto Biológico – Associação Paulista dos Produtores de Sementes (APPS)’. No dia 5 de março p.p., proferiu palestra a respeito do tema acima citado no Ministério da Agricultura, em Santo Domingo, a autoridades  governamentais, técnicos e produtores (foto ao lado). No dia seguinte, em encontro com engenheiros agrônomos cmidiafda empresa La Rinconada, em La Vega, no norte do país, a palestra foi sobre o reconhecimento, danos e controle de fitonematoides do arroz. Por fim, no dia 7, realizou visita ao Centro de Tecnologías Agrícolas do IDIAF (Instituto Dominicano de Investigaciones Agropecuarias y Forestales), em Santo Domingo, na qual discutiu com o pesquisador Miguel Martinez, responsável pelo laboratório de Nematologia da Instituição (foto ao lado), a possibilidade do desenvolvimento de projetos em colaboração na identificação de nematoides, bem como o intercâmbio entre pesquisadores do Instituto Biológico e IDIAF.
Nos próximos meses, o Dr. Marcelo estará iniciando programa de pós-doutorado em Dundee (Escócia) , junto a Dra. Vivian Blok, visando aprimorar-se na identificação clássica e molecular de nematoides de interesse quarentenário ao Brasil, inclusive espécies de Heterodera e Globodera.  

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*