Performancing Metrics

Retratação de artigos: CNPq aceita denúncias no caso R. Curi

      

Uma comissão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aceitou ontem as denúncias feitas no início do ano contra o pesquisador Rui Curi, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), e determinou que passem pela análise técnica de um especialista.

Curi tem três acusações pendentes contra ele: duas de manipulação de dados e uma, de autoplágio. Uma decisão sobre a “culpabilidade” do cientista só deverá ser tomada na próxima reunião da Comissão de Integridade na Atividade Científica (Ciac) do CNPq, prevista para o fim de abril. Caberá ao especialista determinar se os erros identificados em trabalhos publicados por Curi, em colaboração com alunos e outros cientistas, foram acidentais ou intencionais.”Deverá ser alguém que entende das técnicas utilizadas nos trabalhos e que não tenha conflitos de interesse com o professor Rui Curi”, disse o presidente da Ciac, Paulo Beirão.

 Segundo as denúncias, Curi teria manipulado resultados de experimentos apresentados em alguns trabalhos. Ele reconheceu que há erros nas publicações, mas afirma que foram erros de edição, não intencionais, e que não alteram as conclusões dos estudos. Um dos trabalhos envolvido nas denúncias foi retratado e três, oficialmente corrigidos.

Em situação parecida (ver imagem/foto acima) com a do Dr. Curi, a recente onda de retratações atingiu também artigo do respeitado pesquisador Robert Weinberg (do Institute of Technology of Massachusetts) publicado na revista Cancer Cell, que alegou, igualmente, terem os problemas decorrido de inserção equivocada de imagens no trabalho  (adapt. de Herton Escobar/ Ag. Estado).  

Categoria: Brazil  Tags: , ,
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*