Performancing Metrics

ATENÇÃO: conheça a proposta da nova revista Nematoda

PROPOSTA DE NOVA PUBLICAÇÃO DA SBN: NEMATODA

ricjul13

Ricardo M. Souza, Presidente da SBN /2013-2016

Caros sócios,

envio em anexo proposta de criação do novo periódico da SBN, NEMATODA, que viria a substituir Nematologia Brasileira (NB) em 2014.  A formulação desta proposta nasceu de uma avaliação da crise por que passa a NB, e traz consigo modificações importantes para a nossa entidade e seus sócios:

1) é imperioso resolver a crise porque passa a NB, que, por vários motivos, tem desagradado aos sócios da SBN e não atrai nematologistas de outras áreas para submissão de manuscritos.

2) o reconhecimento crescente da importância dos nematoides nas diversas áreas da agricultura, meio-ambiente, saúde etc, bem como a vitalidade e porte da SBN sugerem que esta entidade e seus sócios têm o potencial de aumentar a sua contribuição ao desenvolvimento da Nematologia. Portanto, simplesmente extinguir a NB como solução para a sua crise, orientando os sócios a buscar outros periódicos, privados ou de outras entidades científicas, parece solução muito abaixo do nosso potencial científico.

3) mesmo com a perspectiva de progressão para B3, a NB não apresenta o perfil (scope), a estruturação e o alcance para progredir frente às crescentes exigências colocadas aos periódicos nacionais e estrangeiros.  Essas exigências crescentes foram apresentadas recentemente aos editores científicos brasileiros participantes de um curso da ABEC em São Paulo, que eu tentei repassar a vocês via o site da SBN.

4) por conseguinte, coloca-se aos sócios da SBN a proposta da criação de um novo periódico, com scope bem mais amplo e ao mesmo tempo único em todo o mundo.  O que se propõe é um periódico internacional em seu idioma e corpo editorial, publicado on-line, e que agregue novas tecnologias da comunicação que não estão disponíveis em nenhum dos periódicos da área de Nematologia publicados no Brasil ou no exterior. NEMATODA exigirá investimentos por parte da SBN e profissionalização de todas as etapas de recebimento, tramitação, editoração e publicação de manuscritos, bem como monitoramento bibliométrico.

5) Mais importante, NEMATODA exigirá compromisso dos sócios da SBN de se adequar às novas exigências e progredir junto com o periódico, trazendo consigo mudanças necessárias para a própria entidade e para a nova geração de nematologistas (nossos alunos de graduação e pós) que precisam ser preparados para os novos tempos.

Peço a todos que leiam a proposta detalhadamente, e me enviem quaisquer dúvidas surgidas, no e-mail ricmsouza@censanet.com.br.  Se nós resolvermos pequenas dúvidas nas próximas semanas, as discussões em Cuiabá serão mais produtivas. Obrigado pela atenção. Um abraço a todos. Para acessar o PDF contendo a proposta, clique aqui !

Categoria: Brazil  Tags: , ,
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*