Performancing Metrics

Carta da SBN aos Coordenadores de Curso de Agronomia

Carta da SBN aos Coordenadores de Curso de Agronomia

A Diretoria da SBN, através de seu Presidente, Ricardo Moreira de Souza, está encaminhando aos Diretores / Reitores de Instituições de Ensino Superior uma carta em que ressalta a importância da Nematologia de Plantas no contexto atual do Agronegócio, da Economia Agrícola e da Fitossanidade. Destaca, também, as debilidades já constatadas no ensino da especialidade na maioria das faculdades do País, bem como as carências e limitações impostas por grades curriculares ‘viciadas’, que acentuam ainda mais tal problema.

Visando efetiva melhoria em tal cenário, a SBN encaminha aos dirigentes das IES solicitação de que, tão rápido quanto possível, cobrem ações de seus Coordenadores dos Cursos de Engenharia-Agronômica (ou Agronomia) no sentido de: i) aumentar a carga horária das aulas sobre Fitonematologia dentro de disciplinas mais abrangentes da área de Fitopatologia, ou mesmo, se possível, a criação de disciplinas específicas de Nematologia, como já existentes em algumas faculdades brasileiras; e ii) prover condições aos docentes responsáveis pelas aulas sobre nematoides de plantas de cursar pós-graduação ou outras modalidades de aperfeiçoamento no assunto.

Trata-se de mais uma das ações recentes de nossa entidade destinadas a corrigir situações indesejáveis que, lamentavelmente, persistem há décadas e a buscar a devida valorização e visibilidade que a Nematologia de Plantas tanto faz por merecer. Para ler o PDF do documento encaminhado, basta clicar aqui! Os sócios da SBN não podem deixar de conferir e, sempre que for o caso, de acompanhar o assunto e atuar para que os objetivos aqui relatados venham a ser alcançados.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Uma Resposta
  1. Guilherme L. Asmus disse:

    Parabens pela iniciativa. Há muito de discute o assunto da baixa carga horária de Nematologia nas grades curriculares das Faculdades de Agronomia, mas pouco se tem feito. A carta aos coordenadores é um bom começo.

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*