Performancing Metrics

Como as revistas “de grife” estão prejudicando a Ciência

Randy Schekman

O Dr. Randy Schekman, um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina de 2013 (ao centro, na foto, na cerimônia de entrega da láurea), determinou  que, a partir de agora, nenhum artigo produzido em seu laboratório/departamento será submetido à publicação no que chama de revistas “de luxo” ou “de grife”, como Nature, Science e Cell. Em matéria publicada no The Guardian há poucos dias, que repercutiu em todo o mundo, afirma que tais periódicos têm distorcido profundamente os bons ideais que deveriam reger o processo da publicação de dados científicos e, com tal procedimento, estão prejudicando a Ciência como um todo. Critica o uso do fator de impacto de periódicos como indicador de qualidade dos artigos tanto à definição dos projetos que devem receber maiores auxílios financeiros das agências de fomento à pesquisa como à mais rápida progressão funcional dentro de universidades. Um texto que reflete o pensamento de muitos, mas que, assinado por um ganhador do prêmio Nobel, se reveste de autoridade e contundência bem maiores. Para ler a matéria, em português (PDF), clique aqui !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*