Performancing Metrics

III Encontro Regional da SBN / Lavras (8-9 abril/2014)

logo3enc3ertodos

Com a colega Sonia Salgado a organizar e forte apoio da EPAMIG e da UFLA, houve em Lavras / MG nos dias 8 e 9 de abril p.p. o III Encontro Regional da SBN / Sul de Minas. No primeiro dia de atividades, com a presença do Presidente da SBN, Ricardo M. de Souza, ao redor de 40 profissionais (incluídos alguns estudantes pós-graduados) dedicados aos estudos sobre fitonematoides discutiram questões relevantes a respeito da especialidade, em especial voltadas à cafeicultura, que tem absoluto destaque na área do Agronegócio no estado mineiro. Avançou-se na análise da adequação ou não de se prosseguir utilizando o conceito de raças para as espécies de Meloidogyne, das dificuldades de condução de trabalhos de avaliação da reação de genótipos em função dos métodos hoje mais usados e outros assuntos. Também problemas de ordem mais geral que afetam o dia-a-dia dos nematologistas e fitossanitaristas envolvidos na cafeicultura foram debatidos e trazidos à ciência da diretoria da SBN. Houve encontro festivo de confraternização entre os participantes (foto), com vários ex-presidentes e vice-presidentes da SBN prestigiando o evento.

No dia 9, em auditório da UFLA, houve ciclo de palestras a cargo de especialistas, membros da SBN, que abordaram as diversidades inter- e intra-específica dos nematoides-de-galhas parasitos de cafeeiros, bem como a complexidade de se realizar a identificação taxonômica correta das espécies de Meloidogyne, mesmo quando se associam a análise morfológica/morfométrica às técnicas bioquímicas e moleculares. Outros temas tratados foram a evolução do controle de fitonematoides em geral ao longo dos últimos 60 anos, os estudos em andamento visando à identificação de fontes de resistência a Meloidogyne spp. em cafeeiros e em algumas hortaliças, bem como o melhoramento genético dessas culturas e os últimos avanços no controle biológico de fitonematoides. Ainda, tratou-se das diversas técnicas bioquímicas empregadas na caracterização de moléculas orgânicas que têm efeito nematicida, objetivando o conhecimento dos sítios de atuação dessas moléculas nos nematoides, a “engenharia química” visando ao aumento da eficiência nematicida de tais moléculas e o desenvolvimento futuro de novos produtos para o manejo de fitonematoides, a médio prazo. Esta atividade, aberta ao público, teve presença de expressiva audiência a prestigiá-la, coroando de êxito mais essa iniciativa da SBN dentro do ciclo de Encontros Regionais.

3erdiv13erdiv2

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*