Performancing Metrics

Lembrando o colega Sergio Monteiro Curi …

 curi14Há pouco mais de um ano, em 19/02/2013, faleceu o colega Dr. José Julio da Ponte Filho, ex-presidente da SBN e pesquisador/docente muito conhecido da Universidade Federal do Ceará. A sua morte foi aqui noticiada com pesar pouco tempo depois. O que não foi aqui divulgado, lamentavelmente, foi o fato de a SBN ter perdido à mesma época, em 21/02/2013, um de seus sócios-fundadores e dos mais antigos ex-presidentes, o Dr. Sergio Monteiro Curi. Conhecido como “o Curi do Biológico”, Sergio era engenheiro-agrônomo da turma de 1957 da ESALQ/Piracicaba e após relativamente pouco tempo da graduação iniciou atividades como pesquisador do Instituto Biológico, onde permaneceu até se aposentar. Em 1970, foi o principal responsável pela criação da Seção de Nematologia daquela instituição na então Estação Experimental de Campinas, na qual atuou por longo período ao lado da colega Salima Gibrin. Publicou trabalhos principalmente sobre o controle de fitonematoides do cafeeiro, embora também tenha produzido estudos sobre nematoides daninhos aos cultivos de banana, de soja, de plantas ornamentais e outros.  Foi o segundo presidente da SBN, período em que se deu o 4º Congresso da entidade, em 1979, nas dependências da sede do Instituto Biológico, na cidade de São Paulo. Foi dos participantes mais assíduos nos eventos promovidos pela SBN e, como curiosidade, à parte do lado científico, destacava-se como ótimo dançarino nas ocasiões sociais. Sergio faleceu aos 81 anos, deixando os filhos Solange e Fabio. E saudades aos que o conheceram e tiveram o privilégio de com ele conviver.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*