Performancing Metrics

Dracunculose: a um passo da erradicação !

Dracunculose: a um passo da erradicação !

A dracunculose (= dracunculíase), mal causado ao homem pelo nematoide Dracunculus medinensis (‘the Guinea worm’), referido como serpente de fogo em passagens bíblicas, pode vir a se tornar a segunda enfermidade erradicada no planeta, sendo a primeira a varíola (‘smallpox’). Com cerca de 3,5 milhões de casos em pelo menos 20 diferentes países em 1986, a estimativa caiu para pouco mais de mil em 2011, restritos a quatro países africanos (Chade, Etiópia, Mali e, principalmente, Sudão). Hoje, os casos são bem esporádicos e persistem apenas no Sul do Sudão. Foi uma ampla e intensiva campanha de esclarecimento, em boa parte subvencionada pelo Carter Centre (organismo criado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Jimmy Carter), que possibilitou tal exitosa missão. A notável redução no número de casos deveu-se à integração entre ações de divulgação de como era o ciclo de vida do parasita e ocorria a infecção humana (assista vídeo a respeito logo abaixo) e de diferentes medidas destinadas a preveni-la, como adequada filtragem da água a ser consumida, tratamento químico de coleções de água doce usadas pela população e obtenção de água boa para consumo a partir de poços profundos (assista ao segundo vídeo, abaixo). Com 99% de controle já alcançado, prevê-se, para os próximos anos, a confirmação da erradicação da dracunculose. A conferir !


Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*