Performancing Metrics

Nova variedade de soja para manejo de nematoides

Divulgação / Embrapa

A BRS 7980, cultivar de soja não-transgênica desenvolvida pelo cruzamento de variedades do banco de germoplasma foi lançada pela Embrapa. A sua principal característica é a resistência aos nematoides de galhas (Meloidogyne incognita M. javanica) e de cisto (Heterodera glycines), além de certa tolerância ao nematoide das lesões da raiz (Pratylenchus brachyurus), presentes nas lavouras do grão de todo o país. A cultivar já foi validada nas áreas do cerrado, em Mato Grosso, Goiás, Bahia e Distrito Federal, apresentando boa estabilidade, alta produtividade de grãos e resistência a outras pragas e doenças.

“Os nematoides causam um prejuízo silencioso nas lavouras. Normalmente, estão presentes em todas as lavouras do país, mas os produtores não conseguem detectar facilmente a presença deles”, explica o pesquisador da Embrapa-Cerrados, Sérgio Abud. Segundo ele, o uso da variedade a BRS 7980 eleva os níveis de produtividade acima de 60 sacas por hectare, baixando a população de nematoide do solo a níveis que possibilitam, no futuro, voltar ao plantio de outras cultivares de soja. As sementes já estão disponíveis em empresas parceiras da Embrapa.

Clique aqui e confira as boas características e qualidades da BRS 7980 !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
2 Respostas
  1. paulo disse:

    onde que posso adquirir essa semente

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*