Performancing Metrics

Revista Nematoda: preparação final ao lançamento !

      

NOTA SOBRE O LANÇAMENTO DA REVISTA NEMATODA

Sobre o novo periódico da SBN, Nematoda, já em fase avançada de estruturação, o Presidente da entidade (Ricardo M. Souza) e a sua Editora-Chefe (Claudia Dolinski) têm a divulgar o seguinte:

 “Caros sócios e amigos da SBN,

como todos se recordam, a Assembleia Geral da SBN em Cuiabá (2013) deliberou pela extinção do periódico Nematologia Brasileira em 2014 e pela criação de um novo periódico científico da entidade, denominado Nematoda (pronuncia-se nemátoda).   Este novo periódico, cuja Editora-Chefe é a Profa. Claudia Dolinski (UENF, Campos – RJ), está em fase adiantada de estruturação.  Já foram concluidas as fases de estruturação administrativa, definição das regras de formatação e tramitação de manuscritos, formação do comitê editorial e definição da empresa que será responsável pela editoração gráfica.  As fases finais em andamento agora são a criação da imagem visual do periódico e estruturação do site de Nematoda.
Ao deliberar pela substituição de Nematologia Brasileira por Nematoda, a Assembleia Geral NÃO decidiu trocar “seis por meia-dúzia”. O novo periódico representa o esforço da SBN e de todos os seus associados pela modernização de um dos pilares da entidade, que é o seu periódico científico. Portanto, Nematoda nascerá em breve como periódico ágil e moderno, com todas as características/funcionalidades dos melhores periódicos científicos da atualidade.  Nematoda será publicada em inglês, exclusivamente on-line, open-access, numa plataforma (site) que oferecerá diversas funcionalidades e a visualização dos artigos em PDF e via sistema XML, que permite o acesso aos artigos em tablets, smart-phones etc. Nematoda contará também com a produção regular de uma newsletter divulgando o lançamento dos seus números para a comunidade nematológica mundial. Estuda-se, também, a contratação de um jornalista científico que faria a “tradução” dos resultados/relevância dos artigos publicados para uma linguagem compreensível para o público em geral, fazendo então a divulgação dos artigos para a mídia nacional (Folha, Estadão, O Globo, sites, blogs etc.), o que aumentará a inserção dos artigos, do periódico e da SBN em todo o país.
Como todo periódico novo, entretanto, Nematoda não nascerá com fator de impacto, nem indexado no Qualis. Caberá, portanto, aos sócios da SBN, fortalecer o seu novo periódico, selecionando bons artigos para serem submetidos a Nematoda.  Trata-se de fortalecer a SBN e apostar que nós (nematologistas) e nossos alunos de graduação e pós (os futuros nematologistas) precisamos nos adaptar “aos novos tempos” da publicação científica mundial, empurrando os nossos limites pessoais e científicos.
Como Presidente da SBN e Editora-Chefe de Nematoda, estamos absolutamente convictos de que Nematoda rapidamente será indexado nas bases-de-dados e bem classificado. Nosso otimismo baseia-se: 1) na originalidade da concepção de Nematoda (o seu “scope” e objetivos); 2) no perfil do seu Comitê Editorial, que tem Editores-Associados de diversos países, instituições e sub-áreas da Nematologia; 3) na agilidade e regularidade de sua publicação; e  4) na qualidade dos trabalhos que serão publicados, pois os sócios e amigos da SBN terão o compromisso com a entidade de NÃO submeter a Nematoda apenas os seus trabalhos “mais fracos” só porque o periódico nascerá sem fator-de-impacto ou Qualis.
Por sinal, Nematoda nascerá com potencial para romper um velho anacronismo científico nacional, que é o de reservarmos os melhores artigos científicos para serem publicados no exterior. Como bem nos ensina o Prof. Gilson Volpato (UNESP), os cientistas brasileiros já “passaram da hora” de parar de pensar em publicar “no Brasil” ou “no exterior”, como se a segunda opção fosse a melhor, que avaliza melhor os nossos trabalhos. Agora é a hora de começarmos a pensar em publicar em periódico de qualidade, não importando onde seja publicado.
Com muita satisfação e otimismo, disponibilizamos um arquivo com os objetivos, abrangência, estrutura administrativa e sistema de tramitação e avaliação de Nematoda.  Novas informações serão fornecidas em breve; aguarde!
Um abraço a todos,
Prof. Ricardo M. Souza, Presidente da SBN 2013-2016
Profa. Claudia Dolinski, Editora-Chefe de Nematoda”
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Uma Resposta
  1. Claudia Regina Dias Arieira disse:

    Estamos ansiosos e certos do sucesso que nossa nova revista terá.

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*