Performancing Metrics

Identificação molecular de nematoides: mais novidades!

Identificação molecular de nematoides: mais novidades !

Em 24 de julho passado, foi publicado post neste site da SBN enfocando os avanços providos nos últimos anos na identificação de nematoides parasitas de plantas. Na ocasião, o Dr. Claudio Marcelo G. Oliveira (IB – Campinas/SP) destacou o crescente uso da técnica do PCR em tempo real para identificação de diferentes fitonematoides principalmente em países europeus, como dos nematoides de cisto (Globodera spp.) que atacam a batata no Reino Unido, ressaltando a agilidade, praticidade e boa precisão do método. A não exigência de técnico experiente em taxonomia clássica – embora desejável – na condução do procedimento, tem sido colocada como vantagem adicional. Eis que agora tornou-se disponível novo equipamento – o genesig q16 – que viabiliza tal método (amplificação do DNA) de identificação de nematoides para até 16 amostras de uma só vez, mostrando-se muito prático por seu tamanho bem reduzido (portátil) e preço muito inferior (£ 4000) ao de máquinas similares (£ 25000). Confira no vídeo abaixo. O propósito deste post é de fazer com que tais novidades fiquem mais conhecidas da comunidade nematológica, porque, embora ainda não utilizadas no momento no Brasil, em futuro próximo não haverá mais como serem ignoradas pelos laboratórios nacionais, públicos e particulares.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*