Performancing Metrics

RELEVANTE: revista Nematoda já é uma realidade!

Revista Nematoda já é realidade; conheça seu hotsite !

 

Caros sócios e amigos,
é com grande satisfação que anunciamos o lançamento do novo periódico científico da SBN, Nematoda (pronuncia-se nemátoda). Seu ISSN é 2358-436X. A criação de Nematoda é fruto da reflexão dos sócios da SBN sobre a evolução recente da pesquisa nematológica mundial. É também fruto da decisão dos sócios de investir no protagonismo da entidade no cenário nematológico internacional.
Com efeito, já há alguns anos nós discutíamos a crise que afetava o periódico Nematologia Brasileira, que sofria com o declínio nas submissões e aceites de artigos devido a vários fatores. No Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN) em Uberlândia (junho de 2012), a Assembleia Geral delegou à nova Diretoria a tarefa de propor uma solução para a crise. Logo a seguir, propus à Diretoria as características gerais de Nematoda e, em 03/2013, os seus objetivos, linha editorial e estrutura administrativa.  Após discussões no seio da Diretoria, a proposta foi apresentada aos sócios e aprovada no CBN em Cuiabá (agosto de 2013).
O próximo passo foi materializar esta decisão. A Profa. Claudia Dolinski assumiu a Editoria-Chefe de Nematoda em novembro de 2013 para empreender as etapas seguintes: formação do Comitê Editorial, elaboração das regras de formatação e dinâmica de trabalho dos Editores-Associados, consulta a diferentes editoras e negociação de orçamentos e serviços, elaboração da identidade visual, estruturação do “hotsite” e do site definitivo do periódico, transição dos artigos aceitos à Nematologia Brasileira para publicação em Nematoda e obtenção do ISSN. A materialização de todo esse trabalho pode ser visualizada no “hotsite” do periódico, em www.nematoda.org. Em breve, o site receberá novas funcionalidades e terá os artigos já publicados (e os futuros) com a formatação definitiva.
Nematoda surge como um periódico que publicará artigos científicos, notas científicas, revisões e pontos de vista sobre todos os “grupos” do Filo Nematoda, com a proposta de colaborar para a maior integração entre nematologistas que hoje atuam separadamente: serão bem vindos trabalhos abordando nematoides marinhos e de ambientes de água doce, fitoparasitos, micófagos, onívoros, parasitos de invertebrados e de vertebrados, tanto humanos quanto de animais de criação e silvestres. Para cumprir esta meta, o Comitê Editorial conta com especialistas em diversas áreas de estudo do Filo, que atuam em instituições de ensino e pesquisa em todos os continentes.  Esta abrangência, inédita no cenário mundial de publicações científicas, deverá facilitar a aceitação de Nematoda pelos serviços públicos e privados de indexação de periódicos científicos, bem como a obtenção de maiores “índices de relevância científica”, como o fator de impacto. Várias sociedades científicas, nas diferentes áreas de estudo do Filo, foram notificadas da preparação de Nematoda, e a Editora-Chefe continuará investindo na divulgação do nosso periódico.
Daqui prá frente será muito importante o trabalho da Profa. Claudia Dolinski, bem como de todo o Comitê Editorial, para que Nematoda se destaque pela agilidade de tramitação e publicação dos artigos que, naturalmente, deverão ser da melhor qualidade científica. Muitas iniciativas serão necessárias visando à divulgação do novo periódico, sua indexação e a implementação e monitoramento das várias funcionalidades do site, que serão importantes para monitorar o desempenho de Nematoda e redirecionar a sua política editorial e administrativa, se necessário.
Igualmente será muito importante o compromisso dos sócios da SBN em tornar tal projeto um sucesso, submetendo seus melhores manuscritos, fazendo sugestões e ajudando a Editora-Chefe e a Diretoria a corrigir as inevitáveis falhas que acontecerão. Ou seja, Nematoda não é um projeto da Presidência ou da Diretoria, tão pouco é uma tarefa árdua a ser assumida, sozinha, pela Profa. Claudia Dolinski.   Se nós formos neste caminho, com certeza falharemos. Ao contrário, Nematoda é um projeto da SBN que, se coroado de sucesso, fortalecerá a entidade e a Nematologia brasileira. Se falharmos, isto poderá vir a afetar negativamente a identidade e o funcionamento da nossa entidade.
Portanto, convidamos todos a visitar Nematoda e ter uma experiência inteiramente nova na submissão e publicação dos seus manuscritos! Acesse www.nematoda.org e confira o conteúdo da nossa nova revista! Um abraço a todos,
Prof. Ricardo M. Souza, Presidente da SBN 2013-2016″
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*