Performancing Metrics

Duas novas espécies de Rhynchonema do litoral brasileiro

Edição especial do periódico Marine Biodiversity, em fase de lançamento, traz o trabalho ‘Diversity of marine meiofauna on the coast of Brazil’, incluindo descrições de 18 novas espécies marinhas – duas de nematoides – obtidas junto ao litoral brasileiro. Das 18 espécies, 15 foram descobertas durante um workshop que aconteceu em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, em outubro de 2012.

As 18 novas espécies relatadas na citada edição especial abrangem diferentes grupos da meiofauna, composta por organismos com menos de meio milímetro e que vivem entre grãos de sedimentos do mar, como o de vermes milimétricos conhecidos como nematoides e de outros filos menores. “Estima-se que existam 1 milhão de espécies de nematoides e apenas cerca de 30 mil foram descritas até agora”, disse o professor Gustavo Fonseca, do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo.

taniabezerrabigAs duas novas espécies de nematoide, Rhynchonema veronicae e R. cemae, obtidas em Pernambuco e as primeiras do gênero observadas no lado leste da América do Sul, foram descritas (veja o abstract aqui) por Tania Nara C. Bezerra (foto), Nic Smol e Magda Vincx, todas do Departamento de Biologia da Universidade de Gent, na Bélgica, no artigo “Two new species of Rhynchonema Cobb, 1920 from a Brazilian sandy beach”.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Uma Resposta
  1. eu disse:

    Oi,
    lembro-me que em 2000 ou 2001 eu falei ao telefone com esta Nara, pedindo a ela que viesse à UENF falar de nemas marinhos na minha disciplina de pós Nematologia. Mas ela estava saindo para a Bélgica para o MS ou DS, e passou a bola para o então doutorando André Esteves da UFRJ, que acabou por ser o link mais forte da SBN com os nematologistas marinhos brasileiros. Eu nunca tinha visto a cara da Nara, entretanto. Bom post!

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*