Performancing Metrics

V Encontro Regional da SBN (Passo Fundo) começou bem!

Vinte e quatro participantes de sete diferentes instituições públicas e privadas do Rio Grande do Sul (RS) e Argentina (foto) participaram do primeiro dia do V Encontro Regional da SBN – RS + SC + Argentina, em andamento no campus central da Universidade de Passo Fundo (UPF). Como previsto para este tipo de evento promovido pela SBN, através de mini-palestras, vários projetos e linhas de pesquisa foram apresentados e geraram comentários, sugestões e trocas de experiências entre os nematologistas presentes. Tais apresentações serão detalhadas quanto ao conteúdo neste site oportunamente.

er5todos

Entre os participantes que expuseram durante a sessão, incluíram-se a Dra. Carolina Deuner, coordenadora do V ER (foto), Valéria Ghissi, doutoranda da UPF, a Dra. Stela M. er5carolinaKulczynski, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Frederico Westphalen, a Dra. Zaida Antoniolli, também da UFSM e sua aluna de mestrado Juliana Schmitt, o Dr. Paulo Santos, do Instituto Phytus, o Dr. Eleodoro E. Del Valle, da Universidad del Litoral, na Argentina, a Dra. Juliana Bruinsma, da CCGL Tec e a Dra. Adriana Figueiredo, da Monsanto. Além dessas apresentações e discussões técnicas, foram discutidos “gargalos” na pesquisa nematológica no RS, com destaque para a necessidade de se empreender mapeamento das raças de H. glycines ocorrentes no estado e buscar alguma padronização metodológica nos estudos fitonematológicos a campo, em casa-de-vegetação e nos laboratórios de análises nematológicas. Antecipando-se à iniciativa que está sendo planejada pela SBN neste sentido, os gaúchos decidiram realizar nas próximas semanas vídeo conferências (via Skype) para discutir os métodos usados pelos diferentes grupos de pesquisa e buscar uma uniformização regional. Sugeriu-se que o CBN de Londrina (junho de 2015) seja boa ocasião para os gaúchos se reunirem novamente e tratar do tema. O grupo expressou ainda a intenção de realizar outro Encontro Regional no RS, talvez em 2016, no qual catarinenses e argentinos seriam convidados naturais. Uma vez mais, é a SBN, viva e ativa!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*