Performancing Metrics

M. enterolobii x goiabeira: preocupação e expectativas

Clique na foto para ampliá-la Marcelino Ribeiro - Planta híbrida pode ser a solução
O chamado ‘declínio da goiabeira’, doença complexa devida à ação conjunta do nematoide Meloidogyne enterolobii e do fungo Fusarium solani, há anos vem se constituindo em grave problema sanitário em áreas de produção no interior fluminense, como na região de São João da Barra (foto à esquerda), onde lavouras já foram erradicadas, como destacado pelo Dr. Ricardo M. Souza (UENF). O uso de híbridos de goiabeira e araçazeiro resistentes ao nematoide como porta-enxertos poderá vir a ser possível solução ao problema em futuro próximo (foto à direita), como relatado pelo Dr. Carlos A. F. Santos (Embrapa Semi-Árido), que informa estarem em fase adiantada estudos a campo visando à avaliação de tais materiais. Produtores de S. J. da Barra estão na expectativa de que o controle genético possa representar de fato instrumento capaz de viabilizar o retorno do tradicional cultivo de goiabeiras ao estado do Rio de Janeiro. A conferir os próximos passos.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*