Performancing Metrics

Fitonematoide em forésia interceptado nos EUA !

As Dras. L. Carta e A. Skantar publicaram interessante artigo no Journal of Nematology (setembro/2014) em que relatam encontro, foresia15em 2012, de alguns exemplares de fitonematoide do gênero Trichodorus em relação de forésia com inseto (uma única fêmea) conhecido como tripes (Caliothrips sp.). O inseto em questão foi verificado por inspetorforesia1502 quarentenário do USDA/APHIS/PPQ em pêssego (possivelmente oriundo da Ásia) achado na bagagem de passageiro em voo vindo do Canadá aos Estados Unidos. Os nematoides (n=10) estavam presos pela região anterior ao abdômen do inseto (foto/esq.). Estudos revelaram que, morfologicamente, a espécie (foto) se incluía no chamado grupo de T. sparsus enquanto a análise biomolecular indicou alta similaridade do táxon tanto com T. paragiennensis (93%) como T. giennensis (94%). Como o estado dos exemplares não era bom, optou-se por evitar qualquer conclusão definitiva a respeito da identidade. Chamou a atenção tal registro (i) pelo fato de ser este habitat inusitado a nematoides tricodorídeos, usualmente encontrados no solo, e (ii) pela importância da severa fiscalização em instalações aeroviárias, ferroviárias e portuárias no tocante à prevenção da introdução de organismos exóticos daninhos, algo que pode ser aperfeiçoado no Brasil.

Categoria: Brazil  Tags: , , ,
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*