Performancing Metrics

Macho x macho: luta e morte também em nematoides !

Competições entre machos por território, ligadas principalmente ao domínio das fêmeas e fontes locais de alimento disponíveis, são bem conhecidas – e estão muito bem documentadas – para animais, em particular mamíferos e outros tipos de vertebrados. Um recente e interessante artigo de Zenner et al. (2014) trata da ocorrência de tal evento biológico também entre nematoides, no caso Steinernema longicaudum, uma conhecida forma entomopatogênica (NEP). No malexmaleestudo, os autores verificaram que os machos dessa espécie travam feroz disputa entre si, da qual pode resultar, e frequentemente resulta, a morte do perdedor. O macho agressor, usualmente, enrola-se ao redor da região caudal da vítima e pode permanecer assim por tempo variável (de 20 segundos a 20 minutos), evertendo repetidamente os espículos em atitude de ataque (fotos). Após libertar a vítima, esta costuma exibir condição de paralisia temporária, da qual pode se recuperar, ou não, vindo a morrer; em alguns machos mortos examinados, verificou-se tanto rompimento da cutícula como de órgãos internos, mais comumente do intestino. As disputas se mostraram bem mais frequentes entre os machos da primeira geração formada no interior do cadáver do inseto hospedeiro recém-morto, ao que tudo indica como forma de eliminação de competidores na concorrência por fêmeas e pelo suprimento de nutrientes disponível no ambiente, ou seja, a “sopa bacteriana” que lhes serve de alimento. As conclusões e outros aspectos bem interessantes descritos no trabalho merecem ser conferidos. Assim é a Mãe Natureza !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*