Performancing Metrics

Embrapa: novas cultivares de soja resistentes a nematoides

portembrapa

A Embrapa, em parceria com o Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias (CTPA), lançou cinco cultivares de soja com a tecnologia Intacta RR2 PRO™: BRS 6970IPRO, BRS 7170IPRO, BRS 7270IPRO, BRS 7470IPRO, BRS 7570IPRO na abertura da Tecnoshow Comigo 2015, nesta segunda-feira (13), em Rio Verde (GO). As novas cultivares são recomendadas para a região Central do Brasil. Estiveram presentes os ministros da Agricultura e da Fazenda e o Presidente da Embrapa.

A tecnologia Intacta RR2 PROTM, desenvolvida pela Monsanto, reúne características como resistência ao herbicida glifosato para manejo de plantas daninhas e também conta com a toxina Bacillus thuringiensis (Bt), que auxilia no controle de algumas espécies de lagartas. Para o gerente de pesquisa e produção do CTPA, José Nunes, o diferencial dos lançamentos é a alta produtividade, a estabilidade na produção, a resistência a doenças como o nematoide e o ciclo de desenvolvimento que favorece a safrinha de milho. As sementes estarão disponíveis aos interessados para plantio na próxima safra no Centro Tecnológico para Pesquisas Agropecuárias Ltda – CTPA (Av. Assis Chateaubriand, nº 1491 Quadra R30, Lote 24 – Setor Oeste – 74130-012 – Goiânia, GO) e/ou na Embrapa Produtos e Mercado (Escritório de Goiânia, Rod. BR 153, Km 4  – Caixa Postal 714 – 74001-970 – Goiânia, GO).

Entre as cultivares lançadas, em relação à resistência a nematoides tem-se que: a BRS 7470IPRO tem excelente potencial produtivo, possui moderada resistência ao nematoide de galhas Meloidogyne javanica e ao oídio e é de crescimento indeterminado; a BRS 7270IPRO é precoce, possui estabilidade e excelente potencial produtivo, apresenta moderada resistência ao nematoide de galhas Meloidogyne javanica e ao oídio e é de crescimento indeterminado; e BRS 6970IPRO é superprecoce com excelente potencial produtivo, possui resistência ao nematoide de galhas Meloidogyne javanica, moderada resistência ao oídio e é de crescimento indeterminado.

A Embrapa disponibiliza publicação em PDF (“Portfolio Embrapa de Cultivares de Soja”) contendo detalhados informes técnicos sobre essas e outras cultivares de soja de interesse aos produtores.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*