Performancing Metrics

VII Encontro Regional da SBN (MT) já rende frutos !

                     

O VII Encontro Regional da SBN, realizado em Rondonópolis (MT) no mês de abril passado, já produz os seus frutos. Na ocasião, os participantes discutiram vários assuntos nematológicos de interesse para o estado e região, não sendo o tempo suficiente para aprofundamento em algumas questões e sequer início de debates a respeito de outras. A sugestão então lançada de um novo encontro para a continuidade dos trabalhos vem de ser concretizada há poucos dias.

Em 14 de agosto p.p., no período das 8 às 12 horas, nas dependências da AgroLab Sociedade de Pesquisa Agrícola Ltda., em Primavera do Leste, reuniram-se Paulo Afonso Ferreira (UFMT-Barra do Garças), Adinara Welter e Tatiane Cheila Zambiasi (AgroLab), Tania Silveira dos Santos e Mickael Bruno da Silva (Aprosmat) e Valéria de Oliveira Faleiro (Embrapa/ Sinop). Esses colegas procuraram definir temas relevantes para inclusão num Projeto Global de Pesquisas sobre Fitonematoides, a ser desenvolvido por uma rede integrada de pesquisadores locais, o Grupo de Estudos de Nematologia do Mato Grosso, cuja criação já vem sendo planejada, com eventual custeio por órgãos públicos de financiamento e/ou empresas privadas.

                 

Entre outros tópicos selecionados ficaram: i) avaliações de crotalárias e braquiárias como instrumentos efetivos no manejo dos principais fitonematoides ocorrentes no MT; ii) o papel das plantas daninhas de ocorrência mais comum no MT como hospedeiras alternativas de fitonematoides; iii) acompanhamento no uso e avaliação de eficácia de “novos” produtos biológicos e químicos no controle de nematoides no MT; iv) mapeamento atualizado dos fitonematoides de maior impacto econômico no MT, a partir de dados fornecidos por uma série de laboratórios atuantes na área nematológica, com prazo de finalização da coleta de informações previsto para 30 de setembro; e v) possibilidade de oferecimento, a curto prazo, de um mini-curso aos docentes do MT responsáveis por aulas sobre Fitonematologia em suas instituições, muitos deles generalistas.

Como se vê, os problemas causados por fitonematoides são muitos, e sérios, mas os nematologistas estão correndo atrás … A Diretoria da SBN vê com satisfação a continuidade das atividades iniciadas no âmbito de seus Encontros Regionais e irá envidar os esforços ao seu alcance para apoiar os colegas matogrossenses, e dos demais estados, na tentativa de concretizar as ações positivas deles emanadas. O lema do Dr. Lordello segue bem atual: “jamais esmorecer, para não desmerecer”! E a Nematologia segue lutando, como nossos colegas do Mato Grosso estão a demonstrar !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*