Performancing Metrics

Soja Louca II : MAPA reconhece nova doença !

Em matéria datada de 8 de setembro do corrente publicada pelo site Globo Rural, foi noticiado que “O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reconheceu a “Soja Louca II” (SLII) como lucianyuma nova doença que ameaça a cultura da soja no Brasil. Fazia pelo menos dez anos que pesquisadores da Embrapa trabalhavam na identificação da causa e, de acordo com eles, o que provoca a doença é o nematoide Aphelenchoides sp.”. Tal assunto já havia sido alvo de poster apresentado durante o Congresso Brasileiro de Nematologia realizado em junho passado, em Londrina (PR), tendo como autores os colegas Drs. Luciany Favoreto (nematologista/Epamig), Mauricio Conrado Meyer (fitopatologista/Embrapa Soja-GO) e demais colaboradores. Logo depois, no Congressomauriciomeyer Brasileiro de Soja, em Santa Catarina, o colega M. Meyer mais uma vez tratou do tema. Dada a necessidade prévia de notificação formal ao MAPA da nova doença, o que já aconteceu, eis que vem a informação de que tal evento foi agora reconhecido pelo citado órgão federal. Para conhecer melhor (em arquivo PDF) o trabalho realizado pelos colegas que culminou com a verificação do envolvimento de espécie do gênero Aphelenchoides com mais esse importante problema sanitário da sojicultura, clique aqui ! Aguardemos a evolução do assunto, na expectativa de que o controle da Soja Louca II possa ser reavaliado à luz do novo subsídio e, acima de tudo, que os sojicultores possam vir a se beneficiar efetivamente das ações futuras a serem definidas em relação a esse relevante e momentoso assunto.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*