Performancing Metrics

Nobel 2015 vai para controle de nematoides zooparasitas

William C. Campbell. Satoshi Omura e Youyou Tu (esq. para a dir.) ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina ou Fisiologia de 2015. (Foto: Fundação Nobel)

O Prêmio Nobel de Medicina de 2015 foi conferido (esq. – dir.) aos Drs. William C. Campbell (irlandês) e Satoshi Omura (japonês) pelas contribuições aos tratamentos de duas verminoses humanas bem conhecidas – oncocercose e elefantíase – causadas por nematoides zooparasitas através do uso da avermectina; também foi agraciada a Dra. Youyou Tu (chinesa) por suas pesquisas realizadas com a artemisina, composto obtido da planta Artemisia, na cura da malária. A foto é da Fundação Nobel.

A elefantíase (ou filariose) estigmatiza milhões de pessoas ao redor do mundo, enquanto a oncocercose pode ser causa até de cegueira em humanos; já a malária vitima cerca de 400 mil pessoas ao ano, principalmente crianças, em todo o mundo. Em comum, esses males têm o fato de serem transmitidos por dípteros, principalmente do grupo dos chamados pernilongos (= mosquitoes).

A descoberta da avermectina por Campbell e Omura algumas décadas atrás, substância produzida pela bactéria Streptomyces avermitilis, de ocorrência comum no solo e difícil multiplicação em laboratório, propiciou o desenvolvimento de uma droga ainda mais potente, a ivermectina, usada em humanos para o eficaz tratamento das citadas verminoses. Os nematologistas de plantas, aliás, estão também familiarizados com essa substância de ação antielmíntica (= abamectina) que já vem sendo usada visando ao manejo de pragas (insetos e ácaros) e de fitonematoides há pelo menos duas décadas. Para mais detalhes, clique aquiAnd Nematology rides again !

[Na verdade, como alertou o Dr. Ricardo M Souza (UENF/RJ), é a segunda vez que pesquisadores trabalhando com nematoides são agraciados em menos de 15 anos, pois, em 2002, o prêmio foi conferido a Sidney Brenner, Robert Horvitz e John Sulston por estudo envolvendo Caenorhabditis elegans como modelo experimental. Clique aqui e confira!]

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
2 Respostas
  1. eu disse:

    Oi Luiz,
    ótimos notícia e post. Como sugestão, sugiro incluir a informação que este é o “nosso” segundo gol em 13 anos, pois o Nobel de 2002 também foi dado a nematologistas: http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/medicine/laureates/2002/

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*