Performancing Metrics

O futuro das diagnoses de fitonematoides: será ?

Há pouco mais de um ano (agosto de 2014), foi aqui publicado post tratando dos incríveis avanços providos recentemente à diagnose de primerdesignde doenças em animais e em plantas cultivadas. A identificação molecular dos agentes causais responsáveis por terríveis males causados à humanidade (malária, Chikungunya, Ebola etc.), bem como à Agricultura mundial, por diferentes fitopatógenos (inclusive fitonematoides), vai se tornando cada vez mais ágil e precisa graças à disponibilização de modernos instrumentos desenvolvidos para essa finalidade.

O vídeo abaixo ilustra as facilidades providas por um desses equipamentos – o genesig q16 – que permite realização de PCR em tempo real mesmo em condições muito distintas daquelas encontradas nos confortáveis laboratórios urbanos; a diagnose rápida de doenças, como a Dengue em membros de populações indígenas na floresta amazônica, serve de pano de fundo para ilustrar a praticidade e utilidade de tal tipo de equipamento. No campo do Agronegócio, já vem sendo empregado, por exemplo, para identificação de nematoides de cistos (Globodera spp.) e outras espécies nocivas à cultura da batata na Europa. Será esse o futuro das diagnoses de fitonematoides ? O tempo e a acessibilidade ($) a tais equipamentos dirá …

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*