Performancing Metrics

VII Cobradan: nematologistas marcaram presença !

turmacobradan

O VII COBRADAN (Congresso Brasileiro de Defensivos Agrícolas Naturais), realizado em Pelotas/RS (20-22 de outubro), contou com a presença de nematologistas como participantes e palestrantes e revestiu-se de pleno êxito. Entre as palestras e mesas-redondas do evento, que tiveram especialistas do Brasil e do exterior, abordaram-se temas relacionados à prospecção de organismos e moléculas para o manejo de pragas, à biorremediação em solos contaminados por agrotóxicos convencionais, aos defensivos agrícolas naturais como alternativas às ameaças fitossanitárias e ao manejo de pragas emergentes.

Na área nematológica, houve exposições a cargo dos pesquisadores María Fe Andrés Yeves e Aldomário Santo Negrisoli Junior (fotos). A Dra. Maria Fe, do Instituto de Ciências Agrárias de Madri/Espanha Maria Féapresentou vários dados referentes ao emprego de plantas aromáticas, através dos óleos essenciais, em sua palestra “Prospecção de produtos naturais para o controle de fitonematoides”, aplicados em sua maioria à horticultura. Segundo ela, houve uma inversão nos estudos científicos em relação ao combate de doenças e pragas. “Antes, a Ciência buscava compostos químicos; hoje, há uma procura por compostos Aldomárioativos de origem botânica (de plantas). Temos a identificação de três mil plantas, de muitas das quais já são usados os óleos essenciais; cerca de 300 plantas já são comercializadas para indústria farmacêutica, cosmética, agroquímica e de higiene e limpeza”. Comentou ainda existirem vantagens no uso de tais produtos, como a baixa toxicidade a mamíferos e ao meio ambiente, e desvantagens, a exemplo da limitada persistência, estando o grande desafio atual na busca de melhorias no processo de aplicação dos produtos, com técnicas de microencapsulação para evitar a degradação/evaporação e permitir liberação controlada.

{Foto acima: [e-d] Cesar Bauer, Danrley Pacheco, Carol Becker, Cristiano Bellé, Juliana Bretanha, Maria Fe A. Yeves, Lecio Kaneko, Aldomário Negrisoli, Ismail Teodoro e Jacqueline Schafer. Ainda participaram as colegas docentes da UFSM, Stela Kulczynski e Zaida Antoniolli, e as estudantes da UFPel, Daniele de Brum (PG) e Fernanda Cruz}.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*