Performancing Metrics

Revista Nematoda vol. 2 (2015): crescendo e aparecendo !

A atual publicação oficial da Sociedade Brasileira de Nematologia – a revista Nematoda – lançada em 2014, com todas as dificuldades resutoda07próprias do noviciado de um periódico acadêmico-científico open access e da presente situação de estresse vivida pela área editorial em todo o mundo (em função dos discutidos índices e fatores a elas atribuídos e da crescente utilização de procedimentos indevidos na preparação de manuscritos, como plágio, resultados artificiais e outros), está a completar o seu segundo volume (do ano 2015) com inegáveis progressos.

Contando, até o momento, já com dez (10) artigos originais e uma comunicação científica publicadas, o volume 2 ilustra bem como o resutoda08escopo inicial da publicação – de contemplar não apenas estudos sobre fitonematoides, mas envolvendo os mais diversos grupos de nematoides ocorrentes na natureza – vem sendo atingido. Há trabalhos relativos à taxonomia e controle/manejo tanto de formas fitoparasitas como de nematoides entomopatogênicos (NEPs), além de dois outros lançados recentemente (clique e amplie as duas imagens anexas) que tratam de análises de comunidades de nematoides ocorrentes em ambientes naturais peculiares, a saber, a caatinga nordestina (de Vicente, Montenegro, Pedrosa, Fontes Jr., Silva e Tavares) e o fitotelmata de plantas bromeliáceas vegetando em áreas da Mata Atlântica (de Robaina, Souza, Gomes, Cardoso e Almeida). Também o ensino da Nematologia na América Latina é alvo de um dos artigos inseridos.

Outro aspecto positivo observado no volume é que já começam a ser publicados artigos produzidos por autores estrangeiros, iniciando-se, ao que tudo indica, etapa de internacionalização da revista. Assim, cumprimentamos aos editores associados e à Editora-Chefe, Dra. Claudia Dolinski, pelo constante empenho na busca do crescimento da Nematoda. Possam os manuscritos continuar a chegar, vindos de autores nacionais e internacionais. Que a tramitação deles é rápida e a publicação extremamente ágil e bem feita, já se comprovou. Aos colegas cabe prestigiar e aproveitar !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*