Performancing Metrics

2016: um ano decisivo para a revista Nematoda

  

Sobre a publicação oficial atual da Sociedade Brasileira de Nematologia, o Presidente Ricardo Moreira de Souza divulgou relevante mensagem aos nematologistas, membros ou não da entidade:

“Caros colegas,

Claudia Dolinski, Editora-Chefe da Nematoda, e eu iniciamos o envio de e-mails às pessoas mais próximas para chamar a atenção ao fato de que 2016 será um ano decisivo para a revista. Lançada em meados de 2014, foram publicados 11 artigos em 2015, mas um erro na Capes nos deixou de fora da avaliação pelo Qualis. Certamente seremos avaliados neste ano e o conceito obtido – só nos interessa B2 ou B1 – dependerá muito do volume e qualidade dos artigos de 2016.

Sob vários aspectos percebe-se que Nematoda vem se firmando, os avanços são divulgados rotineiramente no site da SBN. O conceito Qualis, com todas as suas contradições, irá solidificar o periódico da nossa entidade ou jogará Nematoda na indigência, como fez com a Nematologia Brasileira. Preocupado com isto, pedi à Claudia uma lista de iniciativas “para ontem”, para aumentar a visibilidade do periódico, cobrar revisões já prometidas por colegas etc. Realista, a Claudia ponderou que se não aumentarmos o número de submissões nós não vamos “engordar” (número de artigos) em relação a 2015. Corremos sério risco de as qualidades natas de Nematoda virem a ser desprezadas em vista do pequeno número de artigos publicados…

Todos entendem a importância do periódico científico para a SBN e apoiam as profundas melhorias que Nematoda trouxe em relação à Nematologia Brasileira. Por um motivo ou outro, vários de vocês ainda não submeteram manuscritos a Nematoda. Mesmo sabendo que chefias e coordenadores de pós-graduação cedem ao “rolo compressor” da Capes e recomendam/exigem que se publique apenas em periódicos A1, A2 etc., há uma coisa sagrada na Ciência: liberdade acadêmica.

O ano de 2016 será difícil também pela crise financeira dos governos, o que acarretará redução nos recursos disponíveis para pesquisa, bolsas, Proap etc. Claudia, eu e os editores-associados estamos lutando dia e noite – a cabeça não para! – por Nematoda, mas sem o apoio de todos se tornará difícil termos o Qualis desejado em 2016. Contamos com a pronta resposta de vocês ! Um abraço a todos”.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*