Performancing Metrics

Atenção: SBN irá lançar e-book sobre Fitonematologia

Preocupada com a situação atual do ensino de Nematologia de Plantas no País, caracterizada por uma série de fragilidades, a Diretoria da SBN definiu como uma de suas metas no momento o combate a um dos “gargalos” básicos detectados em relação ao assunto: a escassez, quase inexistência, de livros sobre o assunto ferbro16coverredigidos em português! Nesse sentido, o Presidente Ricardo M. Souza manteve contatos ao longo de 2015, em especial após o 32º CBN (Londrina/PR), com vários membros da entidade visando a estimular a publicação de livros – com o patrocínio ou não da SBN – que possam vir a preencher essa lacuna. Avanços interessantes já foram alcançados, sabendo-se que algumas obras, no geral organizadas na forma de capítulos a cargo de especialistas, estão em fase adiantada de produção. A ideia é que venham a ser lançados tanto textos nematológicos mais gerais como detalhados (ou específicos) em termos de temáticas, atingindo-se assim públicos-alvo diferenciados (estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e pós-doutores, docentes e profissionais ligados à Proteção de Plantas com graus diversos de conhecimento sobre o assunto, iniciantes ou leigos na especialidade etc.). Sabe-se, por exemplo, que um dos projetos trata de publicação prioritariamente voltada aos procedimentos estatísticos que devem ser utilizados nos estudos fitonematológicos. Outro estará mais ligado aos métodos empregados na identificação de fitonematoides e diagnose das fitonematoses. E assim por diante.
A primeira boa notícia a respeito é que um livro-texto eletrônico – ou e-book – intitulado “Nematologia de Plantas: fundamentos e importância” (ver a capa) já está pronto e deverá ser divbuk05disponibilizado gratuitamente pela SBN aos seus sócios e interessados em geral no assunto a partir de junho próximo, pois seu lançamento se dará por ocasião do 33ºCBN, a ocorrer em Petrolina/ PE. De autoria de Luiz Carlos C. B. Ferraz e Derek J. F. Brown, organizado em onze capítulos (ver fotomontagem) ao longo de 251 páginas, com ilustrações coloridas e em preto & branco, o livro estará acessível como arquivo PDF, podendo ser lido em computadores pessoais, notebooks e mesmo em mobiles. Trata-se de obra indicada a estudantes de graduação (eventualmente, de pós-graduação), docentes e outros profissionais com limitada experiência na especialidade. Para consultar um excerto de capítulo (dois segmentos de 5 páginas) sobre Meloidogyne e outros endoparasitas sedentários, a título de amostra, clique aqui. Voltaremos ao assunto!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
5 Respostas
  1. Wagner Pessoa disse:

    Aos docentes Ferraz & Brown e também a sociedade de nematologia brasileira, meus sinceros agradecimentos pela publicação desta obra que via contribui para o ensino e esclarecer muito sobre a nematologia agrícola.

    Prof. Wagner Pessoa.

    • admin disse:

      Agradeço muito pelo amável cumprimento, prezado Prof. Wagner. Espero que a publicação lhe venha mesmo a ser útil. Outro não foi meu objetivo e do Dr. Brown quando o organizamos anos atrás em inglês, passando a ser incluído na ementa de disciplina de Nematologia em universidades de vários continentes. Foi pensado para iniciantes e estudantes. O link para download gratuito ficará disponível no site da SBN a partir de meados de junho, conforme acordo com a Diretoria da SBN, e conto que possa rapidamente obter o arquivo PDF então. Qualquer problema, me contate. Abraço fraterno. LCFerraz

  2. William M C Nunes disse:

    Estou ministrando aulas de Nematologia para a graduação e me interessou muito a publicação citada.
    Oportunidade que gostaria de enviar um abraço a um dos autores, o prof. Luiz Carlos, que foi meu professor no mestrado.

    • admin disse:

      Agradeço pelo abraço enviado, caro William. Em meados de junho, o livro estará acessível para download gratuito e espero que você consiga então rapidamente o arquivo PDF. Qualquer dúvida, a Profa. Claudia Arieira poderá auxiliá-lo na ocasião na obtenção do link. Felicidades !

  3. Ildeu de Souza disse:

    A questão do controle de fitopatógenos com recursos menos danosos ao meio ambiente é de fundamental importância. Precisamos disto para levar aos produtores.
    Obrigado!

Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*