Performancing Metrics

Aconteceu o Minicurso de Atualização em Nematologia !

Realizou-se nas dependências do Departamento de Fitopatologia da UFRPE, no período de 30 de março a 1º de abril p.p., Minicurso de Atualização em Fitonematologia destinado a docentes e doutorandos + pós-doutorandos radicados na região Nordeste que já ministram aulas sobre a especialidade ou estão em vias de iniciar tal tipo de atividade. Tais participantes foram identificados como ainda “portadores de experiência limitada” no trato com os temas fitonematológicos e, portanto, beneficiários potenciais de um curso de curta duração ministrado por docentes e pesquisadores mais experientes em que tópicos básicos e aplicados pudessem ser abordados através de preleções teóricas e treinamento prático laboratorial. A iniciativa, pioneira, foi da SBN através de sua Diretoria, pensada pelo Presidente Ricardo M. Souza há cerca de dois anos, mas só agora consolidada mediante parceria estabelecida com a UFRPE para tal fim.
A coordenação geral foi da colega Dra. Lilian M. P. Guimarães, que contou com as colaborações próximas de suas colegas de UPRPE – Dras. Elvira M. R. Pedrosa, Andrea Chaves Fiuza e Sandra R. V. L. Maranhão – e do Dr. José Mauro C. e Castro, da Embrapa/Semiárido. Trataram-se, com mais ênfase e dentro do grupo2shttempo disponível, de temas ligados à taxonomia, bioecologia, interação planta-nematoide e manejo das principais fitonematoses ocorrentes em culturas de interesse econômico no Nordeste, pela aplicação de atividades teóricas e práticas. Participaram do evento, Denise Santana (IFPE – Vitória de Santo Antão-PE); Francisco José Moreira (IFCE – Sobral-CE); Kedma Pinto (UFRPE – Unidade Acadêmica de Garanhuns-PE); Kamila Correia (Universidade Federal do Cariri, CE); Cinthia Corforto (UFRPE – doutoranda); Juliane Vanessa Silva (UFPE – doutoranda); Alice Santos (Pós-doutoranda do IPA – Instituto Agronômico de Pernambuco). O laboratorista Maurício Macedo, atuante na área de Fitopatologia da UFRPE desde os tempos do Dr. Romero Marinho de Moura, bem como todos os demais envolvidos – palestrantes e alunos – podem ser vistos na foto em destaque e na galeria ao alto. Certificados de participação bem como pendrive contendo todo material tratado durante o curso e itens didáticos adicionais sobre Fitonematologia foram distribuídos individualmente aos frequentadores do minicurso.

  

A SBN cumprimenta aqui os promotores do minicurso pela dedicação e interesse demonstrados desde o planejamento inicial até a plena realização ora ocorrida. Possa esta iniciativa, relevante à melhoria do ensino da Fitonematologia no País, ser repetida oportunamente em outras regiões brasileiras.

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*