Performancing Metrics

ATENÇÃO KIDS: bolsas de doutorado-sanduiche reabertas !

O MEC/CAPES está oferecendo expressivo número de bolsas para programa de doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE), que estava suspenso desde maio de 2015. Em novo formato, a seleção vai conceder este ano 2.185 bolsas. As bolsas são individuais e o objetivo do programa é apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Os benefícios contemplam mensalidade e seguro-saúde, além de auxílios deslocamento e de instalação. A bolsa prevê também adicional localidade, quando for o caso. Cada programa de doutorado no Brasil fará jus a uma cota para o ano de 2017, o que equivale a 12 mensalidades. O número de bolsas equipara-se ao de cursos de doutorado atualmente no país, 2.185. Na prática, a quantidade de bolsistas pode variar, conforme o interesse da coordenação do programa nas instituições de ensino superior, pois a duração da bolsa é de, no mínimo, quatro meses e, no máximo, 12 meses. Assim, será possível cada programa de pós-graduação atender de um a três bolsistas no ano. Abaixo vai o calendário de atividades relativo à concessão das bolsas. Para consultar o Edital, clique aqui !

Resultado de imagem para doutorado sanduíche capes 2016

Seleção Interna pela IES: até 30 de setembro de 2016
Inscrições na Capes pelos candidatos: até 31 de outubro de 2016
Homologação pela IES no sistema da Capes: de 01 de novembro a 30 de novembro de 2016
Complementação de documentos: até 30 de janeiro de 2017
Início dos estudos no Exterior: março a outubro de 2017

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*