Performancing Metrics

Parcerias entre empresas e nematologistas se multiplicam

Nunca a importância econômica dos fitonematoides frente ao Agronegócio esteve tão evidente como atualmente. Num passado não distante, as empresas privadas que tinham produtos com ação nematicida em seus portfolios até procuravam os pesquisadores nematológicos (no geral, de universidades e/ou centros de pesquisa) visando à realização de experimentos em estufas ou a campo. Todavia, as condições em que se firmavam tais parcerias no geral deixavam bastante a desejar sob vários aspectos, não havendo, muitas vezes, garantia ao pesquisador de liberdade para publicação dos resultados obtidos ou mesmo de pleno acesso aos dados técnicos dos produtos testados, tidos como sigilosos. Ademais, tais contatos eram feitos pontualmente, sem que uns pesquisadores soubessem da condução simultânea por outros colegas de tais tipos de estudos.

Com a crescente visibilidade adquirida pelos fitonematoides nas últimas duas décadas, em soja e em diversas outras culturas de interesse econômico, as empresas ligadas à área fitossanitária passaram a buscar maior aproximação com os pesquisadores da área fitossanitária, em especial nematologistas (de várias partes do Brasil), promovendo a criação de grupos de pesquisa para assessoramento no planejamento e condução de estudos de interesse comum que visam, primordialmente, oferecer aos agricultores soluções seguras e eficientes no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas.

Após outras empresas, a exemplo de Syngenta e Ballagro, como já noticiado aqui no site da SBN, destacamos agora o Grupo Criar-NT (Clube de Relacionamento e Inovações Arysta LifeScience – Núcleo Tecnológico), estabelecido já em 2006 pela Arysta LifeScience, contando com vários especialistas (foto acima) em Matologia, Entomologia, Acarologia, Fitopatologia e Nematologia, esta representada pelo colega Dr. Claudio Marcelo G. de Oliveira (IB-Campinas), e do Expert Team Nematicides, criado pela Dupont há poucos dias, durante encontro técnico realizado nas dependências da empresa em Paulínia/ SP (foto abaixo). Nesse evento, em que estiveram presentes – entre outros – os colegas Drs. Andressa C. Z. Machado (IAPAR) e Mario M. Inomoto (ESALQ), um novo produto químico nematicida, ainda não lançado, foi apresentado aos participantes e divulgado programa de atividades da empresa visando à realização de estudos com o mesmo no Brasil em futuro próximo. É a Nematologia acontecendo aqui e acolá …

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*