Performancing Metrics

VIII ER da SBN: uma vez mais, objetivos alcançados !

Durante todo o dia de ontem, nas dependências da UENF – Campos dos Goytacazes (RJ), em promoção dos responsáveis pelo Grupo de Pesquisa de Nematologia da Instituição, Drs. Ricardo M. Souza e Claudia M. Dolinski, aconteceu mais uma edição dos chamados ERs (Encontros Regionais) da SBN, agora a de número VIII. O evento contou com 14 participantes (docentes, pós-docs e pós-graduandos) radicados nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (foto acima), vinculados a UFRuRJ, UENF e UFES. O produtivo encontro contou com apresentações orais por vários dos presentes tratando dos seus projetos de pesquisa, seguidas de discussões abertas a respeito e trocas de subsídios pontuais entre os interessados. Entre os temas tratados, relativos a diferentes grupos de nematoides, constaram: fitonematoides em espécies florestais, pimenteira do reino, cafeeiro, hortaliças e goiabeira; nematoides de vida-livre associados a bromélias na floresta atlântica; biocontrole de nematoides parasitos de ruminantes; caracterização de nematoides parasitas de avestruzes; e nematoides entomopatogênicos para o controle de insetos daninhos (pragas agrícolas, mosquitos e pulgas do gato) e carrapatos (na foto abaixo, sentido horário, de cima para baixo, mostrados os Profs. Clovis P. Santos, Josiana Andrade, Fábio R. Alves, Melissa Chambarelli e Claudia M. Dolinski).

Uma vez mais, os propósitos maiores da iniciativa, de congregar adeptos da Nematologia atuantes em nível regional e dar voz a profissionais que poucas chances têm de frequentar os congressos da SBN foram plenamente atingidos. Cumprimentos aos colegas promotores, à UENF e a todos que contribuíram ao sucesso de mais esse evento nematológico. Em breve, estaremos falando do IX ER, com certeza !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*