Performancing Metrics

Instituto Biológico chega aos 89 anos: uma bela história !

Com grande satisfação divulgamos que o Instituto Biológico (IB) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo realizou, em 7 de novembro, em sua sede, na Vila Mariana, São Paulo, cerimônia que marcou seus 89 anos de atividades e a abertura de sua 29ª Reunião Anual (Raib). Instituição quase centenária, o IB tem sido causa de orgulho no âmbito da pesquisa científica nacional com extensa folha de serviços prestada ao País. Em adição, também na Nematologia se destaca o IB, mormente na Nematologia de Plantas, tendo sido um de seus pesquisadores – Jair Corrêa de Carvalho – reconhecidamente um dos pioneiros da especialidade no Brasil, junto com Luiz G. E. Lordello e Olavo J. Boock. Ao seu lado, nos anos 1950 e 1960 esteve primeiro Arlete de Bona, a eles se juntando depois Sergio M. Curi e Salima Gibrin, que ofereceram muitas contribuições ao acervo nematológico nacional. Inclusive, foram esses dois últimos colegas, por anos sócios da SBN, que organizaram o IV Congresso Brasileiro de Nematologia, ocorrido no anfiteatro do Prédio Principal da Instituição na Vila Mariana, em São Paulo, em meados de 1979, local em que, por coincidência, se deu a recente comemoração do 89º aniversário (foto acima).

A partir de meados da década de 1990, passou a contar a Seção de Nematologia, no Centro Experimental de Campinas, com a presença do colega Claudio Marcelo G. de Oliveira e depois de Roberto K. Kubo, ainda hoje lá atuantes. Alguns outros nematologistas tiveram oportunidade também de estagiar ou realizar pós-doutorado em passado recente na Seção (Andressa C. Z. Machado, Melissa D. Tomazini, Juliana M. Rosa, Samara A. Oliveira, entre outros). A longa lista de trabalhos científicos e de artigos de difusão técnica publicados pela equipe e o expressivo o volume de atendimentos (consultas, análises etc.) oferecido à comunidade embasou, por sinal, homenagem prestada ao Claudio Marcelo durante a celebração dos 89 anos, sendo agraciado com um dos prêmios de destaque do ano – placa de Honra ao Mérito – pela qualidade de sua produção (foto anexa, recebendo a láurea do Dr. Antonio Batista Filho). Ficam aqui registrados os parabéns da SBN a esse renomado centro de pesquisas por ocasião de seu 89º aniversário !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*