Performancing Metrics

IX Encontro Regional da SBN / Rio Verde: êxito total !

No último dia 10 de novembro, realizou-se em Rio Verde – Goiás, a nona edição do Encontro Regional da SBN, evento que se revestiu de completo êxito e premiou os esforços despendidos pela comissão (foto abaixo) que o organizou, com os colegas Drs. Hércules D. Campos, Lilianne M. Ribeiro e Eduardo S. Freire à frente, todos da Universidade de Rio Verde.

Como sempre, o ER contou com uma etapa, obrigatória e não aberta ao público em geral, da qual participaram principalmente pesquisadores ligados à Nematologia, além de alguns convidados especiais representando empresas privadas (Ballagro, Basf, Bayer, Dupont e FMC) voltadas ao Agronegócio. Após as boas-vindas pelo Dr. Hércules, que também ministrou mini-palestra sobre “Fitonematoides de importância na soja: cerrado brasileiro”, essa atividade propiciou que os presentes (n = 30) fizessem breve uso da palavra relatando seus projetos e/ou atividades gerais e propusessem – para discussões – temas nematológicos de relevância e atualidade para o estado de Goiás. Entre os tópicos tratados nos debates incluíram-se: possíveis variações intraespecíficas em Heterodera glycines e Pratylenchus brachyurus e implicações na classificação de populações do NCS e no manejo dessas espécies; necessidade de metodologias para mais adequada avaliação da capacidade de sobrevivência de P. brachyurus e da resistência de cultivares frente a essa espécie; nessa fase, os Drs. Maurício Meyer e Luciany Favoreto comentaram também, mais detalhadamente, aspectos ligados à interação entre Aphelenchoides e soja. 

No período da tarde, em atividade aberta ao público e realizada no Sindicato Rural de Rio Verde, pelo menos duas centenas de pessoas, no auge das atividades, prestigiaram a série de palestras proferidas pelos nematologistas convidados Drs. Maria Amélia dos Santos, Mara Rúbia da Rocha, Waldir Pereira Dias, Luciany Favoreto e Maurício Meyer, amplamente divulgada antes da realização do evento. Quem prestigiou, aprendeu e teve muito a ganhar, com certeza.

Na galeria anexa, fotos ilustram o IX E.R. da SBN e dão ideia do que de bom “rolou” por lá. De parabéns estão a Universidade de Rio Verde e a SBN, promotores centrais do evento, bem como todos os demais patrocinadores que ofereceram suporte à sua concretização. Os ERs se sucedem pelo Brasil, sempre com bons resultados, não restando dúvidas a respeito do acerto na criação dessa iniciativa. Vozes pouco conhecidas dentro da comunidade se apresentam e são ouvidas; temáticas de interesse regional são levantadas e se tornam temas de preocupação para atividades futuras nos CBNs; palestras abertas ao público são oferecidas por vezes, em caráter eventual, e concorrem a maior aproximação de agricultores e de outros atores do segmento do Agronegócio em relação à Nematologia. Muito bom ! 

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*