Performancing Metrics

NEPs: o leque de pragas-alvo segue expandindo

O emprego comercial de nematoides entomopatogênicos (NEPs) segue crescendo no mundo, embora muito exista ainda a se avançar nas pesquisas e descobertas relativas a tal modalidade de biocontrole de pragas. Estudos a respeito da eficácia da utilização de isolados de diversas espécies de Heterorhabditis e de Steinernema continuam a ser realizados de forma intensiva na última década, haja vista a maior divulgação dada internacionalmente ao uso desses nematoides no controle de insetos daninhos a várias culturas de interesse econômico. Após relatos de sucesso no biocontrole de pragas como coleópteros, lepidópteros, dípteros e ortópteros empregando-se produtos à base de NEPs, eis que agora vão se tornando disponíveis subsídios que prenunciam a possibilidade também de manejo de outro importante tipo de praga agrícola: os tripes !

Representantes da ordem Thysanoptera, esses insetos geralmente são de pequenas dimensões e corpo alongado, com asas franjadas, causando danos sérios a órgãos vegetais ainda em formação. No vídeo acima, é ilustrada a ação de Steinernema feltiae  sobre tripes-praga do gênero Frankliniella. Como se vê, o controle biológico com NEPs continua sendo atraente às empresas e o leque de pragas-alvo segue aumentando. Os tripes também já entraram na lista …   

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*