Performancing Metrics

Antonio Carlos Zem encerra ciclo profissional na FMC !

O colega Dr. Antonio Carlos Zem, originalmente pesquisador em Nematologia e dos primeiros sócios não-fundadores inscritos na SBN, vem de encerrar seu ciclo profissional de quase quarenta anos de atividades como membro da empresa FMC Soluções Agrícolas, em sua maior parte como gestor e, desde 2011, na qualidade de Presidente da FMC América Latina.

Zem, como ficou conhecido, biólogo de formação, fez mestrado e doutorado na ESALQ/USP -Piracicaba sob a supervisão do Dr. Luiz G. E. Lordello entre meados da década de 1970 e início da década de 1980, produzindo e defendendo trabalhos acadêmicos de dissertação e tese ligados a nematoides de plantas; ao longo do doutorado, permaneceu por um período vinculado à EMBRAPA-Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), atuando como pesquisador em Fitonematologia. Ingressando na FMC, investiu no aperfeiçoamento pessoal na área de Administração e Marketing e passou a atuar mais como gestor, primeiro no âmbito nacional e depois também na área internacional (Américas), galgando há poucos anos a condição de CEO para a América Latina. Destacou-se por uma série de iniciativas – como a criação do Clube da Cana e outros grupos afins – e por promover intensa campanha para a divulgação de maiores cuidados na aplicação dos defensivos, ação positiva que levou a empresa a receber prêmios oferecidos por organizações ligadas ao Agronegócio.

Ao lado de servir à SBN como Secretário e Conselheiro, não deixou jamais de contribuir com a entidade maior da Nematologia do Brasil, participando dos congressos anuais como palestrante e colaborando financeiramente – em várias ocasiões – através da empresa na realização de outras atividades  ligadas a tais eventos. Com sua fala viva e entusiasmada, tornou-se bem conhecido não apenas entre os nematologistas, mas no meio do Agronegócio como um todo. Sua “aposentadoria” da FMC (em dezembro de 2016, que pode ser conferida em vídeo clicando aqui) irá proporcionar mais tempo a que se dedique a outros afazeres, entre os quais a produção de soja, uva e vinho. Na Nematologia, quem o conheceu não irá esquecer esse nome: A. C. Zem. Felicidades, colega !

Categoria: Brazil  Tags: , ,
Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*