Performancing Metrics

GREN – MT : mais uma agradável realidade em 2017 !

Grupo Regional de Estudos em Nematologia – MT

“No 31º Congresso Brasileiro de Nematologia, ocorrido em agosto de 2013 em Cuiabá-MT, foram evidenciados os danos crescentes provocados por fitonematoides às principais culturas do agronegócio mato-grossense, como soja, algodão, milho, cana-de-açúcar, fruteiras e hortaliças em geral. Os resultados de pesquisas, bem como os testemunhos de médios e grandes agricultores presentes ao congresso, destacaram a queda de produtividade e o aumento dos custos de produção associados à maior incidência de vários fitonematoides, em especial Pratylenchus brachyurus, Meloidogyne spp., Heterodera glycines e Rotylenchulus reniformis.

Nos dias 9 e 10 de abril de 2015, nematologistas, fitopatologistas, produtores e agrônomos que atuam em empresas de consultoria, pesquisa e ensino, reuniram-se por ocasião do VII Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Nematologia – Mato Grosso, realizado em Rondonópolis. Neste evento, foi proposta a criação de um GRUPO REGIONAL DE ESTUDOS EM NEMATOLOGIA (GREN), composto por laboratórios, empresas e instituições de pesquisa e de ensino dessa região, com finalidades diversas, entre as quais se destacam: debate sobre as metodologias de trabalho atualmente utilizadas na especialidade da Nematologia; levantamento de ações de melhoria e padronização dos métodos laboratoriais; levantamento das populações de nematoides no Mato Grosso; e desenvolvimento de sistema de pesquisas em rede.

Com estes objetivos iniciais, instituiu-se, portanto, o GREN MT – Grupo Regional de Estudos em Nematologia do Mato Grosso, atualmente composto por 10 (dez) profissionais, a saber (na foto acima, vistos de cima para baixo e da esquerda para a direita): Tatiane C. Zambiasi/AGROLAB; Adriana Figueiredo/MONSANTO; Tania F. Silveira dos Santos/APROSMAT; Alexandra Botelho/ FUNDAÇÃO CHAPADÃO; Paulo Afonso Ferreira/UFMT-BARRA DO GARÇAS; Adinara M. Welter/PLANT ANALYSIS; Mauro Junior Natalino da Costa/UNIVAG; Rafael Galbieri/IMA MT; Rosangela A. da Silva/FUNDAÇÃO MT; e Valéria O. Faleiro/EMBRAPA SINOP. Esperamos aumentar este número, com a colaboração de outros profissionais que atuam localmente na especialidade nematológica.

Para 2017, o GREN já possui agenda definida, com encontros programados para as datas e locais seguintes: 1º Encontro: dia 07 de abril, em Rondonópolis; 2º Encontro: durante o 34º CBN, em Vitória – ES, de 5 a 7 de julho; e 3º Encontro: dia 6 de outubro, em Cuiabá.”

Ao agradecermos às colegas Tatiane Zambiasi e Adriana Figueiredo, da Coordenação do GREN, pelo encaminhamento da presente matéria, saudamos efusivamente o advento desse novo grupo nacional de estudos em Nematologia desejando que possa crescer e ter atuação, a um só tempo, constante e muito efetiva. E que outros grupos possam surgir

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*