Performancing Metrics

Manejo integrado de R. palmarum em dissertação da UFAL

A dissertação de mestrado de Anderson Rodrigues Sabino (foto), defendida com sucesso na UFAL (Universidade Federal de Alagoas) em 2014, acha-se agora incorporada ao nosso Banco de Teses através de link à sua versão em PDF. O citado estudo acadêmico [“Utilização de Nematoides Entomopatogênicos (Nematoda: Rhabditida) e Inseticidas Botânicos Visando ao Controle de Adultos de Rhynchophorus palmarum L., 1764 (Coleoptera: Curculionidae)“], orientado pela Dra. Adriana G. Duarte e coorientado pelos Drs. Aldomario S. Negrisoli Jr. e Roseane Cristina P. Trindade, enfocou o manejo integrado da broca-do-olho-do-coqueiro, o besouro Rhynchophorus palmarum, vetor do nematoide Bursaphelenchus cocophilus (agente causal do Anel Vermelho das Palmáceas), através de ensaios de laboratório. 

 Avaliou-se o potencial de inseticidas naturais e de alguns isolados de Steinernema glaseri e de Heterorhabditis spp., bem como a compatibilidade com óleo de nim e eficiência da mistura no controle de adultos do inseto-praga. A foto acima ilustra cadáveres de R. palmarum mortos por causa natural (centro), por S. glaseri ‘RS38’ (à esquerda) e por isolado de Heterorhabditis sp. (à direita), este último evidenciando a típica coloração marrom-avermelhada da hemolinfa e tecidos internos. A dissertação traz resultados bem interessantes e várias ilustrações sobre os métodos utilizados.

Uma boa contribuição ao conhecimento sobre o controle dessa praga que, além dos danos diretos que provoca, há quase um século contribui significativamente a perdas apreciáveis nos coqueirais nordestinos mediante disseminação do nematoide causador da chamada Doença do Anel Vermelho. Além de constar no Banco de Teses do site, por ora, para fazer download da dissertação em arquivo PDF clique aqui! Confira e aprenda mais sobre esse relevante tema fitonematológico!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*