Performancing Metrics

Nematoides de cisto da batata em Portugal: confira !

A importância dos nematoides de cisto para a cultura da batata, em particular de Globodera rostochiensis e de G. pallida, tem sido destacada em publicações fitonematológicas há mais de meio século. Os chamados PCN (potato cyst nematodes) foram e continuam a ser responsáveis por vultosas perdas na cultura em países produtores da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia, constituindo, também, sérias ameaças em termos de introdução nos países em que ainda não há registros de suas ocorrências, inclusive o Brasil. 

Em artigo de difusão técnica recém-publicado intitulado – Os nemátodes de quisto da batateira: ameaça crescente para os campos de batata em Portugal – de autoria da Dra. Maria de Lurdes Nunes Silva Inácio (Laboratório de Nematologia do INIAV/Portugal; na foto) e colaboradores, é tratada a problemática hoje representada por essas duas espécies de fitonematoides ao redor do mundo e especialmente em Portugal, onde já foram assinaladas e constituem no momento causas de crescente preocupação aos fitossanitaristas. As rigorosas ações de controle já adotadas visando prevenir a dispersão das espécies dentro de Portugal e deste para outros países europeus são alistadas. Os trabalhos de prospecção das espécies em áreas ora cultivadas com batata e de subsequente identificação nas amostras positivas são descritos. Aspectos ligados à variação na predominância de uma ou outra espécie no País são também comentados e discutidos na publicação.

O artigo, por seu conteúdo, revela-se leitura de inegável interesse por evidenciar bem as dificuldades de convivência com essas duas espécies de Globodera e com outros nematoides parasitas da batata, como Nacobbus aberrans, que, embora ainda não relatados no Brasil, estão presentes em países vizinhos ou geograficamente próximos (Argentina, Bolívia, Peru etc.) e já são identificados pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA) como importantes pragas quarentenárias. Tomar ciência das experiências vividas por nematologistas de outros países em relação a problemas fitossanitários que, a qualquer tempo, poderão se tornar sérias ameaças também ao Agronegócio brasileiro representa não apenas clara necessidade, mas aprendizado valioso! Confira e aprenda!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*