Performancing Metrics

Nematoides em soja: mais uma “dor de cabeça” !

Não bastassem os muitos problemas nematológicos já enfrentados pelos produtores de soja em todo o mundo, em particular nos Estados Unidos e no Brasil, haja vista os danos e perdas devidos – entre outros – às espécies de Meloidogyne (M. incognita, M. javanica), Heterodera (H. glycines), Pratylenchus (P. brachyurus) e Rotylenchulus (R. reniformis), eis que bem recentemente vem de ser divulgado, em comunicação científica publicada na Plant Disease, primeiro relato de ataque de espécie do gênero Paratylenchus à cultura, no estado de Ohio (EUA). Durante recente (2013-15) levantamento fitonematológico trienal conduzido em lavouras daquele estado, a frequência de ocorrência de populações identificadas inicialmente como Paratylenchus spp. (pin nematodes, como na foto) chamou a atenção dos pesquisadores (Ankrom e colaboradores). Depois, estudo via taxonomia integrativa (morfológico/morfométrico/ biomolecular) possibilitou a definição de P. neoamblycephalus como o principal e prevalente táxon presente nas áreas infestadas. Ensaios de inoculação da espécie em algumas cultivares de soja mantidas em vasos sob condições controladas evidenciaram capacidade de parasitismo e intensa reprodução do fitonematoide. Mais uma “dor de cabeça” a caminho aos adeptos da sojicultura para os anos futuros, por ora verificada apenas nos Estados Unidos. Ao que tudo indica, parece ser esse o primeiro registro publicado dando conta de parasitismo da espécie em soja. Para acessar o trabalho e ter mais detalhes sobre o importante assinalamento, clique aqui !

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*