Performancing Metrics

RELEVANTE: Interação entre SBN e Min. Meio Ambiente!

Image result for ugo e vercillo meio ambiente Image result for ministerio do meio ambiente logo

O Presidente Ricardo M. Souza recebeu ofício (clique na imagem abaixo para ver e conferir o PDF) do Sr. Ugo Eichler Vercillo (foto acima), Diretor do Departamento de Conservação e Manejo de Espécies do Ministério do Meio-Ambiente (MMA), solicitando assessoria da SBN no estabelecimento de critérios que possam nortear o MMA na avaliação dos pedidos de registro de produtos biológicos. Trata-se, por certo, de ótima oportunidade de interação entre as duas entidades, pois, há tempos, tem-se discutido no âmbito da SBN que os avanços pleiteados pelos nematologistas no tocante a várias questões de interesse frequentemente esbarram em dificuldades de maior e mais efetiva conexão com os órgãos governamentais nelas envolvidos. 

No que concerne à SBN, a preocupação do MMA refere-se à comprovação/constatação segura de que o agente do produto a ser registrado (NEP/nematoide entomopatogênico) já ocorra [ou seja encontrado] no Brasil, ou não. A ideia é prevenir a inadvertida introdução de espécies exóticas de NEPs no País através de produtos biológicos. Considerando-se a crescente utilização de agentes biológicos no manejo de pragas agrícolas em todo o mundo, inclusive de produtos formulados à base de NEPs, e a problemática – em termos de preservação da biodiversidade natural – representada pela presença no Brasil de espécies não nativas, fica evidente a alta relevância do tema. Nesse contexto, o Dr. Ricardo, em nome da SBN, está enfatizando solicitação/convite aos nematologistas e aos profissionais ligados a empresas do setor de que enviem sugestões e/ou apresentem opiniões que possam contribuir significativamente ao assunto num prazo de 60 dias. As manifestações deverão ser encaminhadas à Dra. Claudia Dolinski (e-mail: claudia.dolinski@censanet.com.br), pesquisadora da UENF-RJ bem conhecida por seus estudos e publicações relativos a temas ligados aos NEPs, inclusive de um artigo específico sobre a temática em questão, que gentilmente aceitou a indicação para fazer a “ponte MMA-SBN”. O prazo dado já levou em consideração a realização bem próxima do 34º CBN, permitindo, assim, adequada reflexão e providências por parte de todos os interessados. Quando a chance de participar aparece, é preciso aproveitar!

Você pode receber todas as mensagens assinando nosso RSS 2.0 feed. Você pode deixar uma resposta, ou voltar para a página principal.
Deixar uma resposta

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*